O Secretário Estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, anunciou um novo ciclo de vacinação que deverá se iniciar em 17 de janeiro de 2022 em todo o Estado de São Paulo. Em suas palavras, “assim como nós fazemos em relação a gripe, essa nova fase de imunização contra a Covid irá se iniciar no dia 17 de janeiro do ano que vem. Foi exatamente o dia que nós vacinamos a primeira brasileira aqui de São Paulo, Mônica Calazans”.

Gorinchteyn explicou não se tratar de uma dose de reforço, mas se estar seguindo apenas a prerrogativa “das vacinas para vírus respiratórios como da gripe, que anualmente recebem uma imunização”. Ele espera, ainda, que o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass entendam a importância de se pensar em novos ciclos vacinais, mas São Paulo iniciará a nova campanha independentemente do posicionamento que se adote.

“O estado de São Paulo vai iniciar seguramente uma nova campanha a partir do dia 17 de janeiro do próximo ano. Nós entendemos que nessa articulação junto com o próprio Ministério da Saúde e o Conass, [que eles] também terão esse entendimento, para que possamos expandir essa nova fase da vacinação não apenas para São Paulo, mas para todo o país”, disse.

O anúncio foi feito hoje, 19, durante a entrega de um lote de um milhão de doses de Coronavac ao Ministério da Saúde pelo Instituto Butantan, responsável por entregar ao todo 54,1 milhões de doses.