Apenas no primeiro semestre de 2021, foram registrados 1,9 milhão de ataques fraudulentos contra brasileiros, o que representa uma alta de 15,6% em comparação com o mesmo período do ano passado. A alta é sentida especialmente em meio às pessoas com até 25 anos de idade, faixa-etária que sofreu aumento de 19,3%, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, que estima ocorrer uma movimentação fraudulenta a cada oito segundo no Brasil.

De acordo com o Diretor de Soluções de Identidade e Previsão a Fraudes do Serasa, Jaison Reis, o aumento é reflexo da aceleração da digitalização que vem acontecendo em função da pandemia da Covid-19.

“Houve uma mudança no comportamento dos brasileiros, que passaram a adquirir bens e serviços online, graças às regras de distanciamento social impostas pela pandemia. Portanto, os oportunistas tinham mais transações para tentar acessar dados e recursos. Por isso, a importância de ter plataformas robustas que identifiquem essas tentativas e impeçam a ação dos fraudadores”, disse.

Apenas os bancos e os cartões registraram 1,2 milhão de tentativas e as financeiras, 205 mil, com variação acumulada de 59,2% e -40,7%. O setor que mais teve aumento no comparativo foi o varejo, com alta de 89,5% e 167 mil casos. Telefonia e serviços apresentaram quedas, respectivamente, de -49% e 19,5%, registrando 79 mil e 258 mil tentativas.

Entre as tentativas principais, estão compras de celulares, emissões de cartão de crédito, financiamento de eletrônicos em varejos, abertura de contas em banco, compra de automóveis e abertura de empresas. A Serasa recomenda que os consumidores se atentem e evitem expor seus dados pessoais. Além disso, orienta que transações digitais aconteçam apenas para com empresas de confiança e para que não se clique em links desconhecidos.