Antes dos Estados Unidos da América ter esse conhecido nome, o território era conhecido como “As treze colônias”. Com certeza, você, caro leitor, já ouviu esse termo, seja na aula de geografia, na televisão ou em alguma notícia no jornal.

Relembrando um pouco da história americana, o território foi descoberto pelos ingleses, que o batizaram e o dividiram em 13 colônias e que, em 1776 (gravem essa data), teve a sua independência declarada, se tornando os “Estados Unidos da América” - esse nome, apesar de já termos nos acostumados atualmente, não tem nada de criativo, né? Antes 13 colônias, agora estados, unidos, da américa, that's it! Come on, fellas, vocês poderiam ter se dedicado um pouco mais, right? Só não irei criticar tanto, pois o Brasil, antes de ser República Federativa do Brasil, tentou - e falhou miseravelmente - utilizar o nome “Estados Unidos do Brasil”. Você sabia disso? Sim, é verdade. Podemos conversar sobre isso outro dia.

Anyway, voltando ao que importa. Com a independência, em 1776, e a elaboração da Constituição Americana, em 1787, foi adotado um sistema de governo existente até hoje em que, diferentemente do Brasil, os Estados têm uma grande autonomia de governo em seu próprio território.

E o que isso tudo a ver com esta nova coluna sobre esportes? Tudo! Os times nos Estados Unidos são divididos por Estados. Diferentemente do Brasil, em que um Estado, normalmente, tem mais de um time de futebol (ex.: no estado de São Paulo temos o Corinthians, o Santos, o São Paulo,o Palmeiras, etc). Aqui, cada estado tem o seu time principal para cada esporte. Ué? Mas, como assim? Não ficou claro.

Ok, vamos lá. Atualmente, moro na cidade da Filadélfia, localizada no estado da Pennsylvania. Aqui nós temos quatro grandes times, relacionados aos quatro grandes esportes do país. No futebol americano, temos o Philadelphia Eagles. No beisebol, temos o Philadelphia Phillies. No hóquei, temos o Philadelphia Flyers. E, no basquete, temos o Philadelphia Sixers. Sim, todos eles possuem “Philadelphia” antes do nome do time, mas que, normalmente, não é utilizado no dia a dia, somente nos programas de esporte, para especificar a cidade “natal” daquele time.

Lembra que no primeiro parágrafo eu disse para você gravar o ano 1776? Explico! A independência dos Estados Unidos foi declarada aqui na cidade da Filadélfia, no ano de 1776. E foi aqui, também, que a constituição foi escrita e publicada no ano de 1787.

Assim, o time de basquete daqui foi nomeado, em 1963, como “76xers” ou “Sixers”, fazendo referência ao ano da independência. E, além disso, eles também colocaram o nome do mascote de “Franklin” em honra ao Benjamin Franklin, conhecido como “pai fundador” (founding father) dos Estados Unidos, pois ele ajudou no desenvolvimento e escrita da declaração da independência do país.

Para exemplificar, utilizei os times de Philly, entretanto, cada estado tem o seu próprio time para cada esporte, havendo exceções para isso também (como, por exemplo, em Nova Iorque, há mais de um time de basquete e de futebol americano, entretanto, o estado de Delaware não possui nenhum time nas grandes ligas de basquete e futebol americano).

Assim, a grande diferença que observamos quando comparamos com o nosso cenário esportivo do Brasil é que, aí há uma grande variedade de times dentro do mesmo esporte (futebol!) , como já citado anteriormente. Nos Estados Unidos, não há uma variedade de times dentro da mesma modalidade esportiva do mesmo estado, mas, sim, uma variedade de modalidades esportivas (futebol americano, basquete, beisebol e hóquei) por estado.

E qual a relação de tudo isso com o sistema de governo adotado pelos Estados Unidos? A potência, singularidade e autonomia de cada estado até nos esportes. 

Se o Brasil adotasse a mesma forma utilizada pelos americanos, assim seria (exemplificando com o melhor time do estado de São Paulo: o Corinthians). O estado de São Paulo teria somente um time para cada modalidade esportiva. Exemplo: o time de futebol de São Paulo, o Corinthians. O time de basquete de São Paulo, os Mosqueteiros. O time de vôlei de São Paulo, os Gaviões, etc. Todos os times, em diferentes modalidades, “pertencem” ao mesmo estado, mas cada um deles possui um nome distinto para haver uma diferenciação do esporte. Parece ser complicado, mas não é!

Essa é uma das maiores diferenças entre os times e esportes do Brasil e dos Estados Unidos América (do Norte!). A maior vantagem que vejo neste “sistema esportivo” é a unicidade e unificação da torcida, mas isso é papo para as próximas semanas!

Aguardo vocês para falar mais sobre esportes, com um toque especial de história e cultura americana!

Um beijo.

Marília Rosa.