A nova perspectiva do mercado de trabalho

Há pouco mais de 15 anos tive a oportunidade de acompanhar a instalação de uma multinacional em Tatuí. A expectativa na época era que a empresa abrisse aproximadamente 500 novas vagas de emprego quando atingisse totalmente sua meta de produção mensal. Muitos empregos foram criados e a demanda de produção foi atingida. Com o passar do tempo, avanço das novas tecnologias e melhoria de logística, a capacidade produtiva da aumentou ainda mais. Porém, não houve a necessidade de ampliação do seu quadro funcional. Pelo contrário – a empresa é enxuta conta com algo em torno de 160 colaboradores. O mesmo aconteceu com centenas de organizações na região de Sorocaba. Muito mais produção com menor número de pessoas contratadas.

Mas o que realmente mudou?

Fazer essa reflexão é importante para entender o que está acontecendo nas relações de trabalho.

O mundo está mudando muito rapidamente, muito mais do que a maioria das pessoas estão conseguindo acompanhar. Exemplos: Há 30 anos, não havia internet popularizada. Ninguém imaginava a existência de redes sociais. A forma como você trabalha hoje é completamente diferente da forma que seus pais trabalhavam.

As formas como colocamos a “mão na massa” e executa projetos e praticamente todas as atividades profissionais mudaram completamente.

As empresas já não querem apenas profissionais com habilidades técnicas. Eles buscam além dessas qualidades, pessoas proativas, que apresentem soluções constantes e não problemas.

Diferentemente do que acontecia no passado, o trabalho hoje é colaborativo, experimental, interconectado, flexível e moderno.

E quais são as expectativas para o futuro?

- Automação – É colocar máquinas e robôs para fazer coisas que, antes, eram feitas por pessoas. Esse processo, além de otimizar processos e gerar mais produtividade para as empresas, traz mais precisão as tarefas. Isso significa simplesmente a extinção de muitas ocupações, como ocorreu na multinacional do exemplo que abre esse texto.

- Inteligência artificial – Também está relacionada ao ganho de produtividade nas empresas. Ela será usada para garantir maior eficiência, segurança e conveniência para os negócios. Não se assuste! As máquinas serão suas companheiras de trabalho no futuro próximo.

- Plataformas Digitais – A digitalização do trabalho será inevitável. Os negócios serão digitais, com processos simplificados e reformulados.

- Novos ambientes de trabalho – A pandemia trouxe uma nova realidade. Funções administrativas migraram dos escritórios das empresas para as residências dos colaboradores – o famoso Home office.

- Machine learning – No futuro, as máquinas aprenderão rapidamente e sozinhas. Será uma espécie de reinvenção para todos os tipos de negócios.

Novas relações de trabalho

Mecanismos e normas trabalhistas terão de ser flexibilizadas. No Brasil, a recente reforma trabalhista já avançou brandamente nessa direção. Os modelos de contratação freelancer ou por projetos serão muito mais presentes, além do trabalho descentralizado.

O trabalho remoto será cada vez mais fortalecido pelas novas tecnologias. E dentro dessa nova realidade, as pessoas que estiverem dispostas a aprender, terão mais oportunidades.

Como estar preparado para tudo isso?

1 - Adote uma postura vencedora com perspectiva otimista e esteja pronto para trabalhar em um contexto que irá te cobrar criatividade, imaginação, inteligência social e motivação.

2 – Invista em conhecimento.

3 – E, para complementar, tenha paciência, busque flexibilidade, esteja aberto às mudanças e monte a estratégia para colocar, em prática, os novos conhecimentos.

Esta é uma mensagem para comemorar o Dia do Trabalhador, neste 1º de maio, aproveitando para alerta-lo sobre as mudanças ultrarrápidas que estão acontecendo no mercado de trabalho.

Amilton Lourenço é jornalista, pós-graduado em Produção e Práticas Jornalísticas na Contemporaneidade e Marketing e Comunicação Publicitária. É empresário e atualmente ocupa o cargo de Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cerquilho.