Para entendermos isso, precisamos primeiramente esclarecer uma dúvida que sempre envolve o universo da liderança: os líderes nascem prontos ou podem ser formados?

A expressão “nascer pronto” a que me refiro, são os talentos, as aptidões naturais que nos possibilitam sermos bem-sucedidos em determinadas funções, mesmo sem conseguirmos explicar a origem desta facilidade, e que também podem ser denominados como “dom natural”.

Este “dom” inexplicável para realização de determinadas funções ou para uma habilidade que se tem para realizar uma atividade específica, e que aqui trago como um “Dom de ser Lider”, não é por si só, suficiente para garantir que mesmo tendo esse talento para liderar, você seja bem-sucedido como líder.

 Um talento só será útil, se transformado em competências, ou seja, quando você conseguir aliar as suas habilidades com as atitudes e conhecimentos necessários para se conquistar os resultados que almeja.

Uma coisa muito importante deve ser ressaltada: Habilidades podem e devem ser desenvolvidas.

Mesmo que você não possua uma habilidade “natural” para realizar alguma atividade ou função específica, é importante saber que você pode e deve desenvolvê-la. É muito provável, que você consiga ter o mesmo êxito que alguém que possua esse “dom natural”, porém você irá precisar de esforço, dedicação e persistência para atingir seu objetivo.

Temos que entender que uma habilidade pode ser desperdiçada se não for corretamente desenvolvida e aperfeiçoada. Não pense que somente porque você tem uma habilidade, um talento especial, um dom natural, que você não precisará desenvolver-se continuamente. Uma habilidade se não for aperfeiçoada constantemente, poderá ser desperdiçada e nunca ser utilizada da maneira correta.

A liderança não tem contraindicação. Independentemente da sua área de atuação, um ponto é indiscutível: você deve ser um líder! E quando digo isso, não fique restrito ao conceito de liderar pessoas, é importante também que você tenha a capacidade de engajar-se. Liderar é ter uma inquietação produtiva, é querer sempre mais, é querer ter conhecimento, é querer sempre estar em desenvolvimento.

Para ser um líder, não basta ter talento, isso não é tudo. Ser líder, é uma questão de decisão!

 

            Habilidades + Conhecimento + Atitude = Competências de Liderança

Quer realmente tornar-se um líder? Então:

- Decida entender e gostar de gente – Independentemente da sua profissão, tudo se resume ao ser humano, e você precisará conhecê-lo, de fato, para prosperar em qualquer cenário do mundo corporativo. Invista em relacionamento.

- Decida ser ambicioso – Liderar sem ambição é como ser um centroavante que não se importa em fazer gols. A principal missão de um líder é construir e engajar as pessoas em prol dos resultados. Um líder sem ambição constrói equipes mornas, sem ambição. Mas lembre-se: AMBIÇÃO É DIFERENTE DE GANÂNCIA.

- Decida comunicar-se bem, pois a comunicação se faz presente o tempo todo. Um profissional que tem como um ponto forte a capacidade de comunicação, consegue usar o poder da linguagem para potencializar o seu time na busca dos resultados organizacionais.

- Decida ser inovador – Na era da competitividade, o que vale é a inovação, e aqui me refiro à maneira criativa de como você pode fazer a mesma coisa de diversas formas, encantando e surpreendendo as pessoas ao seu redor.

- Decida ser multicultural, pois um líder precisa dominar uma área de conhecimento, sem se alienar das demais. É preciso estar conectado e atento, preparando-se para as diversas áreas do conhecimento. Lembre-se, o investimento em cultural (o conhecimento não perecível), é tão importante quanto o conhecimento técnico e comportamental.

- Decida ser congruente. Liderar é uma questão de confiança. Confiança é uma questão de congruência. Como confiar em alguém incongruente, que tem comportamentos completamente diferentes de suas intenções? Liderar pelo exemplo, é uma atitude fundamental para conquistar naturalmente o respeito e comprometimento de seus seguidores.

Decida ser líder, e garanta a sua sustentabilidade no mundo corporativo!

Abraços, e até a próxima!