A vida nos proporciona muitos momentos maravilhosos onde temos muitas pessoas ao nosso redor que consideramos amigos, porém, em outros momentos, parece que estamos como em um deserto, sozinhos, esquecidos e, nesses momentos, somos tentados a acreditar que ninguém, nem mesmo Deus, tem interesse por nós.

No livro de Lucas, capítulo 19, a Bíblia relata a história de um homem chamado Zaqueu. Zaqueu era um judeu, chefe dos cobradores de impostos e trabalhava para os romanos. Ele era rico e não era estimado pelo seu povo, isso porque seu trabalho era cobrar impostos deles, algo visto como traição, exploração.

Jesus estava entrando em Jericó e Zaqueu soube disso, ele queria ver quem era Jesus e subiu em uma árvore para vê-lo passar, o fato é que, o relato bíblico registra que Jesus ao passar por onde Zaqueu estava, olha pra cima e o vê na árvore. Então, Jesus diz: “Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.”.

É interessante observarmos que Zaqueu não conhecia Jesus pessoalmente, eles não foram apresentados, ele ouvia falar de Jesus e por isso queria ao menos vê-lo, mas Jesus conhecia Zaqueu. 

Ao olhar para ele, o chama pelo nome e ainda diz que vai se hospedar na casa dele.

As pessoas que presenciaram isso murmuravam, apresentando indignação porque Jesus estava indo para casa de um pecador.

Será que você já foi julgado pelas pessoas? Será que alguma escolha de sua vida desagradou às pessoas e por isso você foi “CANCELADO” (termo atualmente usado quando alguém ou a atitude de alguém está sendo reprovada).

Se a sua resposta para essa pergunta foi “Sim”, você sabe exatamente como Zaqueu estava se sentindo.

O que acho lindo é que Jesus nem se importa com nada disso e simplesmente dá a Zaqueu a maior honra que qualquer pessoa gostaria de ter, mas justamente aquele que todos julgavam ser o improvável, foi o escolhido.

Jesus chega à casa de Zaqueu e nem precisa dizer nada. Zaqueu é tomado de um constrangimento inexplicável, demonstra generosidade dizendo que vai repartir o que tem com os pobres e arrependimento ao ponto dizer que está disposto a restituir qualquer pessoa que ele tivesse defraudado.

Diante disso, Jesus diz: Hoje salvação veio a esta casa! 

Deus está te percebendo, Ele conhece o seu coração. Não importa o quanto às pessoas te julgam e até te condenam, Ele sabe exatamente quem você é! Ele conhece seu nome e sempre está pronto com salvação pra você e sua casa.

Não é o que fazemos que chama a atenção de Deus para nós, e sim o coração que temos. Não foi porque Zaqueu subiu na árvore que Jesus olhou pra ele, mas porque Jesus, como filho de Deus, discerniu o coração de Zaqueu em meio aos demais que estavam naquele lugar, assim como discerniu o toque da mulher do fluxo de sangue em meio a multidão que o espremia e curou-a.

Fale com Deus agora, onde você estiver e sinta Ele te percebendo e provendo a salvação que você precisa!