A brasileira Ana Marcela Cunha é a nova medalhista do Brasil, tendo faturado medalha de ouro na prova dos 10 quilômetros da maratona aquática desta edição dos Jogos Olímpicos, vencendo a prova ainda ontem, 03, na Marina de Odaiba, com o tempo de 01h59min30s08.

A atleta de Santos esteve à frente na prova por praticamente todo o tempo. Nos 5,2 quilômetros ela já cravou a marca de 01h02min30s05, com diferença de três segundos das perseguidoras mais próximas dela. Após cair para quarta posição, se recuperou e assumiu novamente a ponta aos 8,6 quilômetros, seguindo a liderança até a chegada.

Ana Marcela comentou em entrevista sobre o tamanho da conquista. “A medalha como material representa muito, mas acho que a conquista e a glória de ter sido campeã olímpica, isso fica para sempre, na história da maratona, na história do Brasil”. Para ela, ainda falta o que fazer. “Ser campeã olímpica aqui é muito importante, eu ainda não fui campeã mundial nos 10 quilômetros, o que também é muito importante. Então saio daqui querendo mais para o ano que vem”.

A medalha de prata ficou com holandesa Sharon van Rouwendaal, medalhista de ouro no Rio-2016, que fez o tempo de 01h59min31s07, enquanto a australiana Kareena Lee ficou com o bronze, com a marca de 01h59min32s05.