A iniciativa global Verificado lança hoje (7), às 19h30, uma campanha de combate à violência doméstica e familiar contra mulheres. A campanha #ParaCadaUma é coordenada no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio), , durante evento no Cristo Redentor.
O objetivo da campanha, que
será lançada no Cristo Redentor, é informar a população sobre as formas de
violência doméstica tipificadas na Lei Maria da Penha: moral, física, sexual,
psicológica e patrimonial. Neste domingo, a Lei Maria da Penha completa 16
anos.
O projeto Verificado foi
lançado em 2020, no começo da pandemia de covid-19, para combater a
desinformação sobre a doença e, também, compartilhar informações que ajudaram a
salvar vidas.
“Durante dois anos, o
Verificado trabalhou exclusivamente com a pandemia da covid-19. Este ano, a gente
verificou a necessidade de ir para outros assuntos, uma vez que a desinformação
sobre a pandemia diminuiu bastante”, conta a assessora da Unic Rio, Roberta
Caldo.
A iniciativa avançou, então,
para temas que ainda fossem, de algum modo, relacionado à pandemia, como a
violência doméstica contra a mulher. “Isso acontece porque as pessoas ficaram
mais dentro de casa e, infelizmente, na maioria dos casos, o agressor mora
junto com a mulher. É uma pessoa próxima da mulher. A quantidade de casos de
violência contra a mulher aumentou muito durante a pandemia, não só no Brasil,
mas no mundo todo”, disse Roberta.
“A gente precisa aprender
melhor quais são os tipos de violência contra a mulher, para poder identificar
quando os casos acontecem, denunciar e diminuir a quantidade de casos. E o
jeito que a gente tem para enfrentar é conhecimento”, disse Roberta. A campanha
tem apoio dos institutos Maria da Penha e Avon.
De acordo com dados do
Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro, a cada três dias, uma mulher
é vítima de feminicídio no estado. Entre janeiro e maio deste ano, foram
registradas 52 mortes de mulheres.
No Cristo Redentor, a
primeira etapa da campanha #ParaCadaUma contará com a participação de
representantes de várias religiões: budismo, candomblé, catolicismo,
espiritismo, evangelismo, hare krishna, islamismo, judaísmo e umbanda. Haverá
também uma projeção no monumento e uma apresentação da cantora brasileira Kell
Smith, que é parceira do projeto Verificado desde o início.
Agosto lilás
O mês de agosto é dedicado a
campanhas de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. No Rio de
Janeiro, o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio vão adotar iluminação lilás
para marcar o período. A ação com luzes coloridas também vai ser reproduzida em
outros pontos turísticos do país, como o Teatro Amazonas, em Manaus.
Em São Paulo, o metrô e as
linhas 4, 5, 8 e 9 do trem vão adesivar as portas dos vagões com mensagens de
combate à violência doméstica e familiar. As mensagens serão transmitidas ainda
nos monitores. O VLT Carioca e a Eletromidia também se comprometeram em
divulgar essas informações em suas telas.