Com a Nova Era várias técnicas têm surgido com a missão de elevar o padrão vibratório e expandir a nossa consciência. Cada uma delas tem o seu valor, isso é inegável. Mas, muitas exigem preparações, uma rotina diária ou conhecimentos que ainda não estão ao alcance de todos. 

Meu ponto de vista é de que para sermos “espiritualizados” ou “iluminados” não precisamos abrir mão de sermos o que somos: “humanos”. O que percebo é a que a nossa alma aprende com o aquilo que é simples e essencial

Apesar de ser uma técnica centenária, o Reiki é pouco conhecido pois foca-se mais em seu potencial de cura pela imposição de mãos. No entanto, o Reiki é também uma filosofia de vida simples e acessível a todos

Um dos grandes legados dessa prática é a Meditação Gokai, também chamada de “Os 5 Princípios da Felicidade”, a qual pode ser feita por todos.

O japonês Mikao Usui, Pai do Reiki, disse: O Reiki é um caminho para a felicidade e deixou para a humanidade o que é necessário para chegar a este estado

A palavra Princípio significa “informações fundamentais que fundamentam uma seção de saberes”. Felicidade é um substantivo feminino que significa sensação real de satisfação plena; estado de contentamento, de satisfação.

Os 5 Princípios da Felicidade são: 

“Só por hoje: 

-Sou calmo

-Confio

-Sou Grato

-Trabalho Honestamente

-Sou Gentil com todas as criaturas”

Quando recitamos esses princípios estamos mudando nosso padrão vibratório. Cada frase age como um comando que dado a nossa mente. Mikao Usuirecomendava fazer a “Meditação Gokai” pela manhã e à noite ou sempre que se notasse algum desconforto físico, mental ou emocional.

Podemos tentar compreender cada princípio com a mente. Ao longo de décadas do ensino do Reiki, muitos mestres Reiki trouxeram muitas interpretações para cada frase. No entanto, a Meditação Gokai age na alma, simplesmente ao repetí-la.

“Só por hoje” é a base dos “5 Princípios para a Felicidade” e coloca a nossa alma no momento presente.

“Sou calmo” lembra que nossa alma já conhece a serenidade.

Confio” nos mostra que não podemos controlar tudo e que estamos conectados a uma sabedoria Maior que nos conduz. 

Sou grato” nos leva a perceber que temos mais motivos a agradecer do que a reclamar. 

Trabalho honestamente” atende a necessidade da nossa alma de ser útil e usar nossos dons e talentos a favor da Vida.

Sou gentil” nos convida a sermos bondosos, em primeiro lugar, conosco para que depois possamos ser gentis com outros seres vivos. E isso inclui todos os seres humanos, animais, vegetais e todos os recursos naturais. A nossa alma sabe que, em essência, não existe bem mal e que a maior verdade é que integramos uma Grande Alma, ou seja, que Somos Todos Um.