O mês de outubro registrou diariamente 260 cidades em estágio de desaceleração da pandemia da Covid-19, representando 80% das 326 cidades com mais de cem mil habitantes, das quais quatro a cada cinco tiveram redução de novos casos.

O pior índice do tipo foi medido em maio do ano passado, quando a média de cidades em desaceleração era de apenas três. Por outro lado, o menor número de cidades com crescimento acelerado da doença foi medido em outubro deste ano, com uma média de 16 somente. 

Ao todo, 3.612 das 5.570 cidades brasileiras não registraram mortes pela doença em outubro, o maior percentual desde maio de 2020. “É o grande impacto de uma população com uma elevada cobertura vacinal e recentemente vacinada, pois a gente já sabe hoje que as vacinas perdem parcialmente a sua proteção com o passar dos meses, embora a proteção para casos graves, hospitalizações e óbitos seja mais duradoura", afirmou o pediatro e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri.

Atualmente, 75% da população brasileira recebeu ao menos uma dose dos imunizantes contra a Covid-19, com 58% da população com a cobertura vacinal completa.