Salve torcedor!

Nesse fim de mês, ocorrerão as decisões dos principais torneios de clubes do nosso continente, tanto no futebol masculino, quanto no futebol feminino. E o mais interessante: todas as decisões serão em Motevidéu, no Uruguai, com grandes chances de clubes brasileiros conquistar todas elas!

No sábado (20/11), Athletico-PR x RB Bragantino medem forças pelo título da Copa Sul-americana. Para esse confronto, clube do Paraná vem de uma sequencia boa de vitórias e consequente evolução no Brasileirão, fazendo com que a confiança do elenco seja grande por mais essa conquista. Já o clube de Bragança Paulista-SP vinha de um momento não tão bom, com uma sequencia de resultados ruins na competição nacional e futebol com queda de rendimento. Fato explicado por alguns desfalques durante as partidas citadas. Na última semana, com o time mais completo, a equipe do interior de São Paulo mostrou que recuperou o velho rendimento e também chegará forte à decisão. Baseado nisso, o meu palpite para o confronto é de muito equilíbrio e talvez até de decisão por pênaltis.

No domingo (21/11) é a vez da decisão da Copa Libertadores feminina, onde Corinthians x Santa Fé da Colômbia farão o embate valendo o tricampeonato continental para as brasileiras. Para esse confronto, o time colombiano, que eliminou a atual campeã Ferroviária de Araraquara na semifinal, vem como franco atirador, uma vez que vai enfrentar o “bicho papão” de títulos no Brasil nos últimos tempos. O Corinthians empilha troféus e é uma equipe que com certeza será lembrada por ser uma das maiores da história do futebol feminino daqui a alguns anos. Só para se ter uma ideia, na semifinal, as brasileiras golearam o Nacional do Uruguai por 8x0, sem dó nem piedade das adversárias. Mas nem tudo são flores para as alvinegras: a zagueira Érika, referência do setor defensivo do time, rompeu o ligamento do joelho durante a competição e estará fora da final, o que poderá ser uma vantagem para o Santa Fé. O meu palpite é que o Corinthians vencerá o confronto e conquistará pela terceira vez a América.

E, por último, no outro sábado (27/11), Palmeiras x Flamengo farão o tão esperado duelo pela glória eterna, valendo a terceira conquista da Copa Libertadores para cada um deles. Na minha opinião, esse confronto é similar a Athletico-PR x RB Bragantino, sendo que o Palmeiras imita o que o Athletico-PR fez, evoluindo nos últimos confrontos do Brasileirão, aumentando a confiança e fazendo com que os seus jogadores cheguem no melhor nível para o embate. Já o Flamengo lembra muito o RB Bragantino, pois tem o time tecnicamente melhor do que seu adversário, com jogadores com mais capacidade de decidir o jogo, mas passou por um mau momento no campeonato nacional, alternando resultados bons e ruins, explicados por desfalques e outros motivos. Isso gerou uma grande desconfiança dos seus torcedores, a ponto dos mesmos pedirem a demissão do técnico Renato Gaúcho, o então sonho de consumo de todos os clubes tempos atrás. Mas as recentes partidas do rubro-negro carioca mostraram que as coisas melhoraram e que o time também chegará forte e competitivo para a decisão de Montevidéu. Então, o meu palpite será parecido com o da final da Copa Sul-americana, com um possível desfecho nas penalidades.

Independentemente do que vai acontecer e de quem vencerá, convido todos vocês a ficarem ligados nessas decisões.

Vida longa ao futebol brasileiro, o melhor do continente!