Em Tatuí, o Santuário Nossa Senhora da Conceição, foi elevado a “Basílica Menor”, um título concedido pelo Papa para igreja com importâncias históricas e arquitetônicas.

Nesta segunda-feira, 10 de Janeiro, por meio de uma transmissão ao vivo pela internet, o anúncio foi apresentado pelo reitor do templo, Padre Élcio Roberto de Góes. Durante o pronunciamento, ele ressaltou que a elevação é resultado de um longo processo.

"Recebemos com muita alegria a notícia. É uma sensação de conquistar algo que há muito tempo amadurecemos a ideia. É o resultado de um longo trabalho de fé. Creio também que a entrega das pastas com informações detalhadas do santuário contribuiu para essa elevação", disse o padre.

A decisão do Vaticano foi tomada quatro meses depois que um seminarista da Diocese de Itapetininga (SP) entregou mais de 10 quilos de documentos e uma pasta personalizada ao Papa Francisco, em agosto de 2021, pedindo a transformação do santuário em basílica menor.

Leonardo contou que se sente abençoado por ter participado do processo e de receber uma carta do Papa Francisco, na qual ele agradece pela pasta personalizada e deixa saudações ao fiéis da região, segundo o seminarista.

Me sinto muito feliz, mas reconheço que tudo foi permissão de Deus, que nos usou como instrumentos. Com esse título, acredito que mais pessoas terão interesse em visitar o Santuário, agora Basílica, Nossa Senhora da Conceição. Vale lembrar também que agora as responsabilidades aumentam", explica Leonardo.

Para formalizar o novo título, o Padre Élcio Roberto de Góes vai realizar uma missa no dia 21 de abril.

Durante o anúncio dele na live de segunda-feira (10), o sino do santuário ficou tocando por duas horas, o que é uma tradição católica para divulgar bons acontecimentos, e chamou atenção dos moradores.