Para que possamos entender a aplicabilidade da pedagogia sistêmica em sala de aula é preciso ter um panorama do que se trata essa abordagem.

Primeiro é necessário ter a consciência de que não se trata de um método ou metodologia, mas, sim, uma nova postura, a qual pode ser vivenciada em qualquer realidade educacional formal ou informal, independente da linha teórica aplicada.

O educador sistêmico possui a postura interna de respeitar e acolher a historicidade e realidade do educando sem qualquer julgamento, respeitando as escolhas daquele sistema familiar. Na prática, ele recebe cada aluno e seus pais em seu coração e serve a eles com seu conhecimento.

Algo que parece tão simples pode trazer vários benefícios, como: melhoria nas relações, diminuição de conflitos, facilitar o processo de ensino-aprendizagem, bem estar, entre outros.

No contexto atual vivenciado na escola, no retorno às aulas após o período e ensino remoto, essa postura pode ser de grande auxílio, muitos educandos enfrentam o luto pela perda de um ente querido ou problemas emocionais devido ao distanciamento social, as habilidades socioemocionais serão fundamentais para que o processo ensino-aprendizagem possa ocorrer de maneira eficiente.

Um exercício proposto para esse momento é internamente olhar para cada aluno e dizer “Eu vejo você!”. Ao mentalizar essa frase você está acolhendo seu aluno como ele é, possibilitando que ele esteja pronto para aprender com você de maneira leve.

Para conhecer um pouco mais essa abordagem sugiro a leitura do livro “Introdução à pedagogia sistêmica”, de Jean Lucy Toledo Vieira.