O Robô Perseverance está quase pronto para começar a primeira coleta de amostras das rochas do Planeta Marte que serão enviadas para a Terra. Em nota divulgada na ultima quarta-feira dia 21, a NASA afirmou que o trabalho começa nas próximas semanas.

A coleta acontecerá ao lado sul da cratera Jezero, local onde a missão pousou no Planeta em fevereiro. Os cientistas creem que lá vendem estar as pedras mais antigas da região.

O experimento começa com uma pesquisa detalhada das imagens feita pela equipe, que determinará o local exato da primeira coleta, e logo após isso os instrumentos científicos que estão no braço robótico do Perseverance entram em ação, realizando a análise da composição das rochas. E como isso será realizado? O Robô vai fazer um buraco na rocha escolhida, soprará a poeira com ar comprimido e fará uma análise mais profunda no material coletado, e logo após realizando uma análise geológica nunca feita nas missões espaciais.

O próximo passo é coletar amostras do mesmo tipo de rocha só que em outra área. Logo após a coleta ela será lacrada e armazenada no laboratório do Perseverance, onde ficará até a definição de um local seguro para depósito na superfície do planeta vermelho. Uma missão de resgate das coletas deve ser lançada até o ano de 2026, com retorno para a terra previsto para o ano de 2030, quando a análise do material será feita aqui no nosso planeta Terra.

Mas não para por aí, a procura por sinais de vida antiga no planeta vermelho incluirá outras áreas em torno do local de pouso da missão. Conforme a NASA as regiões são conhecidas como Raised Ridges Oeste, avistada durante voo do pequeno helicóptero Ingenuity, e a região Three Forks ao norte, que também serão visitadas pelo robô.

Esse trabalho de coleta das amostras marcianas deve durar por volta de 11 dias, pois isso depende do envio de comandos que precisam percorrer milhões de quilômetros até chegar ao Perseverance. Em comparação ao astronauta Neil Armstrong que pessoalmente levou 3 minutos e 35 segundos para coletar as primeiras amostras do solo lunar no ano de 1969.