Completando um ano e contando com mais de cem milhões de usuários, o Pix ganhará novas funcionalidades no próximo dia 29. Prometendo inovar a maneira como lidar com dinheiro em caixa, além de incluir mais pessoas no sistema financeiro, o Pix passará a ter as funções troco e saque.

“A novidade deve acabar com a escassez de dinheiro em papel em comunidades mais carentes, que não têm caixas eletrônicos. Uma pessoa que mora em uma comunidade, na hora que recebe o salário, tem que achar um caixa eletrônico, normalmente fixa em uma fila e tira todo o dinheiro que tem de uma vez. De todas as funcionalidades do Pix, o saque foi uma ideia muito interessante e vai ser um marco para a inclusão financeira”, afirmou o CEO da Matera, Carlos Netto.

Além destas duas funcionalidades, passarão a funcionar o Pix Garantido e o Pix Cobrança. Este último permitirá que os lojistas, fornecedores, prestadores de serviços e empreendedores emitam um QR Code para operações de pagamento imediato ou em data futura, com informações instantâneas sobre juros, multas e descontos, como se fosse um boleto bancário. O Pix Garantido permitirá o parcelamento das compras e o débito automático via Pix, uma novidade que deverá chegar apenas no segundo trimestre do ano que vem.

O que deve entrar em vigor até o próximo mês é o Pix por aproximação, tornando o Pix Saque mais inclusivo, visto que as pessoas não precisarão de acesso à internet. “A facilidade e simplificação dos serviços são quase que mandatórios quando a gente fala de transformação digital. Se não tiver facilidade, a pessoa abandona fácil. O Pix, de uma forma geral, traz essas características”, afirmou Marcelo Leal, diretor de soluções da TransUnion no Brasil.