A ação policial de ontem

Os moradores de Tietê foram surpreendidos ontem (03), com a notícia da presença da Policia Federal na cidade. A ação teve como objetivo o cumprimento de mandado judicial da Operação Tempestade na Rua Francisco de Toledo, Bairro Caixa D’água, residência do ex-prefeito Manoel David Korn de Carvalho (PSD).


A operação Tempestade

A operação, ao todo, cumpriu ontem 5 mandados de prisões preventivas e 6 temporárias, além de 22 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo (capital, Tietê, Guarujá), Rio de Janeiro e Brasília. As buscas estavam sendo feitas em residências, empresas e dois escritórios de advocacia.

A operação da Policia Federal já apurou uma movimentação ilegal de R$ 700 milhões, com base em dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), tendo a Justiça Federal já determinado o bloqueio de R$ 220 milhões. Também foram identificados alvos antigos de operações da instituição, como a Operação Navalha, Operação Prato Feito e Operação Zelotes.

A Operação Navalha teve início em 2.006 e visava desmontar uma quadrilha que fraudava licitações de obras públicas; a Operação Prato Feito teve início em 2.018 e tem o objetivo de desarticular grupos criminosos suspeitos de desviar recursos da União. O dinheiro era destinado à merenda em municípios dos estados de São Paulo, Paraná, Bahia e Distrito Federal. Havia indícios de envolvimento de 13 prefeitos e 4 ex-prefeitos.

Já a Operação Zelotes, começou em 2.015 e inicialmente, apurava o pagamento de propina à conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) para que multas aplicadas a empresas – entre bancos, montadoras e empreiteiras – fossem reduzidas ou anuladas.

 

A divulgação em rede nacional pelo jornal SBT BRASIL

O telejornal da emissora de Silvio Santos, em rede nacional, divulgou sobre a interceptação pela PF da conversa dos Neman, os irmãos Dalton e Caio, com Manoel David Korn de Carvalho, ex-prefeito de Tietê. 

Em fevereiro do ano passado, agentes da PF flagraram quando Dalton e Caio sacaram 170 mil reais no Banco Neman e depois entregaram o dinheiro para Manoel David.

A notícia ainda menciona que os advogados dos envolvidos não se manifestaram a respeito.

Abaixo trecho do vídeo divulgado no Jornal SBT BRASIL.