Você sabia que a poluição causa danos internos aos nossos cabelos?

Foi o que Naudin e seus colaboradores (2019) observaram ao analisar amostras de cabelos de mulheres que vivem em cidades com alto nível de poluição.

Os autores detectaram a presença de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (fenantreno, o fluoranteno, o 2-OH-naftaleno, dentre outros).

Estes compostos são produzidos a partir da combustão incompleta de matéria orgânica e liberados como contaminantes ambientais por meio do transporte, usinas de carvão ou fumaça de tabaco. Alguns deles são também cancerígenos e mutagênicos para humanos.

Eles, por meio da radiação UVA, podem levar à produção local de espécies reativas de oxigênio (radiais livres) que são conhecidos por branquear o cabelo por meio da degradação da melanina.

A pesquisa mostrou danos severos no córtex dos cabelos expostos a altos níveis de poluição e radiação solar, causando alterações nas regiões ao redor das melaninas, como mostrado nas imagens.

Portanto, o uso de produtos para proteção do couro cabeludo e haste contra a poluição e radiação solar é muito importante!