Musicista e fundadora da Escola de Música Camargo Guarnieri, Eloiza Ruberti, popularmente conhecida como Tia Lole, é uma pessoa que no decorrer dos anos contribuiu em muito com o desenvolvimento cultural das cidades de Laranjal Paulista e Tietê.

Com sua bagagem de peso e décadas de atuação, decidiu criar um projeto próprio para apoiar e incentivar mulheres empreendedoras. O Café Elas & Negócios surgiu após a pianista formada pela Faculdade Paulista de Arte ter participado de um projeto virtual similar de São Paulo, chamado Café Mulheres Ímpares, onde diversas mulheres de todos os ramos de negócios se reúnem periodicamente para trocar experiências agregadoras.

Sua ideia foi reforçada pelas dificuldades que enfrentou durante a pandemia da Covid-19, quando sua Escola de Música precisou fechar temporariamente as portas para o público, passando todas as aulas para o formato online. “O período foi terrível, porque tudo o que eu fazia antes era com pessoas reunidas e cantando e eu perdi todas as minhas fontes de renda em um mês”, contou Eloiza.

Foi por meio do LinkedIn que a musicista encontrou duas pessoas que ela definiu como “sagazes” no que diz respeito ao empreendedorismo e muitas outras mulheres com a mente aberta. Com seu networking, passou a fechar convênios com empresas de outras cidades, de forma que funcionários e seus dependentes pudessem estudar música com desconto na Escola Camargo Guarnieri além de trazer muitos alunos de vários estados brasileiros. Conversando com pessoas da região, compreendeu que esse modo de trabalho era importante demais para não ser realizado em Tietê também.

“Resolvi abrir o Café Elas & Negócios promovendo reuniões aos sábados à tarde, uma vez a cada 45 dias”, afirmou. “Eu trago as palestrantes desse café de São Paulo, pessoas muito experientes para trazer conteúdos importantes para as mulheres da região, como administração de rotina profissional e familiar, finanças e redes sociais, entre outros assuntos relevantes”, explicou.

Após cada palestra, as participantes têm um tempo para conversar sobre seus negócios e mediante a troca de experiências se constrói a aprendizagem. “Então uma se inteira sobre o negócio da outra e, consequentemente, novos negócios também vão sendo gerados. É o caminho da educação e só existe progresso onde há educação”, esclareceu.

O Café Elas & Negócios se iniciou em outubro do ano passado e caminha para sua terceira edição, que acontecerá no dia 12 de março, um sábado, no período da tarde. No decorrer dos últimos meses, o projeto acumulou cerca de 45 mulheres empreendedoras das cidades de Tietê, Cerquilho e Laranjal Paulista.

A intenção é de que o projeto se solidifique e cada vez ajude mais mulheres da região, expandindo suas visões e as empoderando. O objetivo “é que você seja dona do seu negócio, da sua vida, independentemente de companheiro ou companheira, que isso se concretize como uma realização pessoal”, disse.

Para Eloiza, um dos grandes problemas da atualidade está relacionado com a falta de compreensão exata do papel da mulher. “As mulheres geralmente não recebem colaboração para cuidar do lar, da família, dos negócios. Muitas estão nessa situação, é uma grande questão que só melhorará quando as mulheres abrirem a mente e entenderem que não precisam levar o mundo inteiro nas costas”, afirmou, explicando que comumente os companheiros atribuem à elas os afazeres domésticos, o que dificulta e até prejudica, em muitos casos, os negócios das mulheres.

“A mulher da nossa região tem muita garra e tem propósitos. É isso o que queremos unir no Café, mulheres com vontade de expandir horizontes e montar uma cadeia de apoio”, finalizou.

Os encontros acontecem virtualmente, por meio da plataforma Zoom, durante 1h30 apenas. Qualquer pessoa interessada pode participar, bastando, para tanto, entrar em contato por meio do telefone ou WhastApp (15) 99729-2072 ou através do Instagram @rubertieloiza.