A partir das 10h desta quinta-feira (23), o contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física acertará as contas com o Leão. Neste horário, a Receita Federal liberará a consulta ao segundo dos cinco lotes de restituição de 2022. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, 4.250.448
contribuintes receberão R$ 6,3 bilhões. Desse total, R$ 2.697.759.582,31 serão
pagos aos contribuintes com prioridade legal, sendo 87.401 idosos acima de 80
anos; 675.495 entre 60 e 79 anos; 48.913 contribuintes com alguma deficiência
física ou mental ou doença grave e 661.831 contribuintes cuja maior fonte de renda
seja o magistério.
O restante do lote será
destinado a 2.776.808 contribuintes não prioritários que entregaram declarações
de exercícios anteriores até 19 de março deste ano.
O dinheiro será pago em 30
de junho. A consulta pode ser feita na página da Receita
Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no campo Meu Imposto
de Renda e, em seguida, Consultar Restituição. A consulta também pode ser feita
no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas
Android e iOS.
A consulta no site permite a
verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição -
como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas
na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos
lotes.
Calendário
Inicialmente prevista para
terminar em 29 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de
Renda Pessoa Física foi adiado para 31 de maio para diminuir os efeitos
da pandemia de covid-19 que pudessem prejudicar o envio, como atraso na
obtenção de comprovantes. Apesar do adiamento, o calendário original de
restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro,
sempre no último dia útil de cada mês.
A restituição será
depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por
algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada
desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco
do Brasil.
Neste caso, o cidadão pode
reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou
ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001
(capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone
especial exclusivo para deficientes auditivos).