A
Receita Federal paga nesta quarta-feira (31) as restituições do quarto
lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022. O lote também contempla restituições
de anos anteriores.
Ao
todo, 4.462.564 contribuintes receberão R$ 6 bilhões - 4.362.766 não
prioritários, que entregaram declarações deste ano e de exercícios anteriores
até 30 de maio deste ano.
O
restante tem prioridade legal, sendo 7.855 idosos acima de 80 anos; 60.575 entre
60 e 79 anos; 5.514 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou
doença grave e 25.854 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o
magistério.
A
restituição será paga diretamente na conta bancária informada na Declaração de
Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Caso o
contribuinte tenha entregado a declaração até 30 de maio e não receba
a restituição, deve verificar se entrou na malha fina.
Inicialmente
prevista para terminar em 29 de abril, o prazo de entrega da Declaração do
Imposto de Renda Pessoa Física foi adiado
para 31 de maio a fim de diminuir os efeitos da pandemia
de covid-19 que pudessem prejudicar o envio, como atraso na obtenção de
comprovantes. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi
mantido, com cinco lotes pagos de maio a setembro, sempre no último
dia útil de cada mês.
Como consultar
A
consulta pode ser feita na página
da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no
campo Meu Imposto de Renda e, em seguida, Consultar Restituição. A
consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível
para os smartphones dos sistemas Android e iOS.
Quem
não está na lista ou caiu na malha fina pode consultar o extrato da declaração
para verificar eventuais pendências. Nesse caso, o contribuinte deverá entrar
na página do Centro Virtual de
Atendimento da Receita e verificar se há inconsistências de dados.
Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a
autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A
restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja
creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do
Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita por meio do
telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades)
e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes
auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome,
em qualquer banco.