A Receita Federal paga nesta quinta-feira (30) as restituições do segundo lote do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2022. O lote também contemplará restituições de anos anteriores.
Ao todo, 4.250.448 contribuintes receberão R$ 6,3
bilhões. Desse total, 2.776.808 são contribuintes não prioritários que
entregaram declarações de exercícios anteriores até 19 de março deste ano.
O restante tem prioridade legal, sendo 87.401 idosos
acima de 80 anos; 675.495 entre 60 e 79 anos; 48.913 contribuintes com alguma
deficiência física ou mental ou doença grave e 661.831 contribuintes cuja maior
fonte de renda seja o magistério.
Inicialmente prevista para terminar em 29 de abril,
o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda
Pessoa Física foi adiado para 31 de maio, a fim de diminuir os efeitos da
pandemia de covid-19 que pudessem prejudicar o envio, como atraso na obtenção
de comprovantes. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi
mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último
dia útil de cada mês.
Como consultar
A consulta pode ser feita na página da Receita Federal
na internet. Basta o contribuinte clicar no campo Meu Imposto de Renda e,
em seguida, Consultar Restituição. A consulta também pode ser feita no
aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos
sistemas Android e iOS.
Quem não está na lista pode consultar o extrato da
declaração para verificar eventuais pendências. Nesse caso, o contribuinte
deverá entrar na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) e
verificar se há inconsistências de dados. Nessa hipótese, o contribuinte pode
avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de
declaração retificadora.
A restituição fica disponível no banco durante um ano.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente
qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da
Receita por meio do telefone 4004-0001
(capitais), 0800-729-0001 (demais localidades)
e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes
auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome,
em qualquer banco.