As 27 cidades integrantes da Região Metropolitana de Sorocaba – RMS criaram um Comitê Regional de Desenvolvimento Econômico, que tem por finalidade fomentar o desenvolvimento econômico, atrais mais investimentos, empresas e gerar empregos para todos os Municípios. A primeira reunião está programada para acontecer no próximo dia 18, no Parque Tecnológico de Sorocaba – PTS.

O Comitê foi lançado oficialmente na última sexta-feira, 1º, e promoverá reuniões de trabalho para a formulação de ações a serem implementadas a curto, médio e longo prazo, por meio da construção coletiva e pensamento integrado. Ainda, será o responsável por alinhar as políticas públicas de desenvolvimento econômico, para que a região atue conjuntamente e se fortaleça para pleitear recursos, projetos, atrais investimentos e promover ações nas diversas instâncias. 

Dentre os assuntos que serão debatidos nas reuniões, que acontecerão periodicamente, presencial ou remotamente, estão inovação, atração, incentivos e disseminação das potencialidades da Região, desburocratização e padronização de processos, planejamento e plano de ação, trabalho integrado e compartilhamento de informações e experiências, assim como demais temas correlatos.

Para o Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Magna, “a ideia é que todas as 27 cidades possam se desenvolver e fortalecer a RMS como um todo, visto que a Região Metropolitana de Sorocaba é uma das mais importantes do Estado e do Brasil, e com um grande potencial de desenvolvimento econômico”.

Nas próximas semanas, o Comitê se reunirá com o Governo Estadual.