Ser pai de menina é fácil.

Difícil é ser pai da Sarah D´Ajuda.

Olá, amigo leitor. Um colunista inevitavelmente fala de si, suas opiniões, seu olhar do mundo, mas hoje tenho algo ainda mais especial para compartilhar com você. Eu sou pai de duas lindas meninas, lindas pelo fato de a mãe ser linda, porém eu sou pai de uma menina de 15 anos recém completados no mês de julho, então trago a você uma reflexão sobre essa aventura que é ser pai de menina, da menina Sarah.

Confesso que o título desse texto não é de todo verdade, não é e nunca será fácil ser pai de menina no mundo tenebroso que vivemos, precisamos estar atentos o tempo todo, diante dos perigos que nos ronda diariamente.

Se você é pai e pai de menina, não perca mais tempo, invista tempo com elas, leve-as para passear, faça carinho, beije, declare seu amor incondicional a elas, ensine-as palavras novas, provoque a criatividade, deixe que quebrem a cara de vez em quando, não esconda as amarguras da vida. Se o dinheiro está curto, abra o jogo, não deixe que elas pensem que você tem mais dinheiro do que realmente tem, não deixem que suas filhas vivam em um mundo de conto de fadas, não proteja suas filhas da REALIDADE, da vida e da morte.

Minha filha Sarah é muito intensa, ela é 100% coração, mas não qualquer coração. Ela é 100% coração acelerado a 200 batimentos por minuto, leva tudo muito a sério, se envolve em tudo que é da escola. Na igreja ela canta, pinta, toca flauta, faz amigas e amigos. Tem uma vida social aos 15 anos de dar inveja às blogueirinhas da internet. É impressionante. Constantemente minha mãe tem que marcar com antecedência uma agenda com ela, pois se tentar marcar alguma coisa de uma hora para outra, a “artista” não vai ter agenda, é uma diversão.

Se você é pai de menina, não desista dela, nunca, jamais. Ela está absorvendo tudo que você fala, tudo que você faz. Ela vê a maneira que você trata as mulheres a sua volta, a maneira que fala delas, os cuidados que você tem com a família. E ainda mais, preste muita atenção, sua filha dificilmente será muito diferente de você, pense na sua responsabilidade.

A aventura de ser pai da Sarah não é muito diferente de ser pai da Júlia, da Carolina, da Brenda, da Lorrane, da Juliana, da Mariana, coloque aqui o nome da sua filha e esse texto vai mudar a sua perspectiva completamente.

Um dos trabalhos que desenvolvo é o de palhaço e uma das coisas que aprendi a perceber são os olhares dos pequenos, a pureza de meninos e meninas está altamente concentrada nos olhares e cada dia mais tenho visto olhares tristes e sem esperança. Vivemos em uma país em que existem milhões e milhões de pessoas que nunca conheceram seus pais, nem mesmo possuem o nome dele na certidão de nascimento, outros acham que por pagar pensão, as vezes vergonhosa de R$ 200,00 ou R$ 300,00 já fizeram o que deveriam fazer. Ser pai da Sarah é uma aventura que é cara, muito cara, mas não estou falando de dinheiro. Assim como a minha filha, sua filha exige de você e de mim muito mais que dinheiro, elas precisam de carinho, serem ouvidas, ensinadas, corrigidas, de limites impostos. Precisam que seja duro, firme, mas tudo com amor, muito amor. Pense nisso.

Eu sofri dores profundas no corpo quando minha filha estava prestes a completar 15 anos, foi um turbilhão de emoções, fui parar no hospital, por duas vezes, não sei ao certo o que aconteceu, e acho que nunca saberei, tenho algumas ideias, a responsabilidade de ter criado uma menina tão especial, a sensação de que ela irá voar logo, enfim, são muitas sensações misturadas e virou uma salada de emoções que estremeceram minha existência.

Ficam aqui alguns conselhos muito importantes para você Pai de menina.

- Sua filha precisa de presença, não de presente.

- O tempo não volta jamais, aproveite para criar boas memórias em sua filha

- No final da sua vida, o maior legado que pode deixar para sua filha são os bons exemplos.

- Ensine através do exemplo, isso vale muito mais do que palavras.

- Demonstre carinho verdadeiro, ela precisa saber o que é carinho sem interesse. 

- Não fuja jamais da responsabilidade, não terceirize as responsabilidades.

- Crie sua filha para o mundo, lembre-se de que você passa mais tempo longe dela do que perto dela.

Eu chorei algumas vezes nos últimos dias, mas foram choro de alegria, essa é a última dica, invista tempo em sua filha hoje, para não chorar de tristeza ou remorso no futuro.

Ser pai da Sarah é uma aventura maravilhosa, mas meu desejo mias sincero é que você, meu amigo, viva aventuras com a sua princesa.