Olá, amigos leitores do GNTC.

Neste mês de setembro falamos sobre o chamado setembro amarelo que lembra o suicídio e prevenção ao suicídio. Mas não é sobre este assunto que eu quero falar mesmo porque não é minha área de estudos.

O mês de setembro é também conhecido como setembro vermelho e tem como principal objetivo: conscientizar a população com ações que promovem a informação sobre prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

Vamos citar aqui algumas das mais importantes: Infarto e Acidente vascular cerebral.

Para vocês terem uma ideia, quase 20 milhões de pessoas morrem por ano no mundo das chamadas doenças cardiovasculares. Como já citei anteriormente, as principais são infarto e acidente vascular cerebral e grande parte destas doenças poderiam ter sido evitadas se fossem tomadas medidas de prevenção.

Nós sabemos há décadas como diminuir a incidência de você ter um quadro desses, como por exemplo, controlando o colesterol.

Se você tiver colesterol alto, a hipertensão arterial é um dos fatores de risco já que é uma doença silenciosa que tem que ser tratada. O cigarro, tabagismo, sedentarismo, diabetes, então entre as causas que aumentam a incidência e o risco do Infarto e do AVC.

Se você começar a prestar atenção no seu dia a dia, podemos tentar fazer exercícios de forma programada com periodizações e prescrições de exercícios de acordo com suas necessidades. Como por exemplo, você parar de fumar, de você controlar seu colesterol, se você tiver colesterol alto e claro de você controlar seu diabetes ou hipertensão.

O ser humano sabe faz muito tempo como reduzir incidências dessas doenças, mas muitas vezes no dia a dia não paramos para pensar uma forma de melhora-lo.

O pensamento correto seria consultar seu médico e em seguida um personal trainer com uma boa especialização. Estou há mais de 30 anos na área da Educação Física e ao longo destes anos, vi muitas pessoas com força de vontade para superar suas dificuldades.