A SUA CASA PEDE MANUTENÇÃO
Como você trata as manutenções de uma edificação? Ou, nem as trata? Pois, essa é uma tese que eu defendo há mais de 2 anos, quando falamos em problemas estruturais e o porque eles são causados.
Vejamos: 40% dos problemas em uma edificação advém de projetos, 25% advém da execução, depois temos materiais e etc, porem se não levarmos em consideração essas estatísticas e mesmo assim, por mais que você tenha cumprido todas as etapas necessárias e mínimas na hora de construir um move, você ainda pode ter problemas com eles ao longo do tempo, se não der as manutenções preventivas no tempo correto e de forma correta.
Afinal, o carro, vai pra revisão sempre, nós fazemos exames de rotina e por ai vai, agora, por que a sua casa não passa por um check List?
Sim, o maior responsável por isso é você, usuário, que não tem a “cultura da manutenção”. Falo aspecto cultural pois, não temos o costume de olhar para esse assunto e entender que é um investimento em um patrimônio que nos mesmos criamos e precisamos cuidar dele ao longo do tempo de forma que se aumente a capacidade de vida útil da edificação e também de desempenho dos sistemas e equipamentos.
Agora anote na sua agenda: Pintura á cada 2 anos, vedações nas esquadrias á cada 2 anos, limpeza da caixa d’agua a cada 6 meses, calhas e rufos todo ano, impermeabilizações a cada 3 anos. Porém, fica um alerta, isso são tempos dos sistemas e materiais mais utilizados, consulte sempre o construtor e o fabricante para saber mais informações e procedimentos de como executar e quem contratar na hora de fazer as manutenções da forma correta!