O Taleban afirmou que não irá permitir a extensão do prazo para a retirada das forças ocidentais do Afeganistão, cujo fim está previsto para o próximo dia 31, tendo o porta-voz Suhail Shaheen afirmado que esta “é uma linha vermelha”. Complementou que “se os EUA ou o Reino Unido buscarem por tempo extra para continuar a evacuação, a resposta é não, ou haverá consequências. Se eles pretendem continuar a ocupação, isso vai provocar uma reação”, conforme publicação no Twitter.

O ultimato aconteceu em meio à operação ocidental de retirada tanto de cidadãos quanto de aliados afegãos por meio do aeroporto de Cabul, onde os EUA e outros países ainda mantêm sua derradeira força diplomática. Desde que o Taleban tomou o Governo do Afeganistão no último dia 15, vem acontecendo uma corrida pela evacuação.

Apenas no aeroporto já foram registradas imagens de pessoas caindo de aviões após se segurarem na carcaça para fugir do país, mortes por tiroteios e uma criança chegou a ser atropelada, somando 21 mortes até o instante.

O prazo de retirada das tropas até o dia 31 foi definido pelo Presidente Joe Biden, mas o número de pessoas que ainda precisam ser evacuados do país ainda é incerto. Daí se esperar que o Governo britânico sugira aos EUA que estenda o prazo para retirada de pessoas. Ontem, Biden disse que as tropas poderão permanecer no estrangeiro por mais tempo do que o previsto. “Deixe-me ser claro. A evacuação de milhares de Cabul será dura e dolorosa. Nós temos um longo caminho e muita coisa pode dar errado”, afirmou.