Você já ouviu falar em TEACCH? (Treatment and Education of Autistic and Communication Handicapped Children)


Quando uma criança autista chega numa escola, ela precisa compreender o que faz ali, e o que as pessoas do seu entorno estão propondo a ela. Mas como fazê-lo, se esta não conta com uma boa comunicação receptiva, se não entendem a linguagem como esta lhes é apresentada? Esse é o caso das crianças com comprometimento dessa natureza, prioritariamente, os autistas, pessoas orientadas, sobretudo por sua capacidade visual e não auditiva.


Pois bem, o TEACCH é uma modalidade de ensino estruturado, um programa criado a partir do pressuposto de que o aprendiz não conta com um bom canal receptivo. Foi criado por Eric Schopler e seus colaboradores, nos Estados Unidos, em 1971. Esse modelo TEACCH é o mais eficiente programa de ensino para autistas, pois reúne os princípios e a forma de se entender o autismo e suas necessidades especiais de aprender. Autistas precisam de uma organização estrutural, que vai desde o espaço até o material didático. Por serem pessoas predominantemente, visuais, se beneficiam do TEACCH, pois este prevê a dificuldade primeira, a de entender uma sequência de ações, no tempo, direções e/ou regras. Nesse sentido, o programa conta com:


Organização da área física: tamanho do espaço, organização dos móveis, sinalizações visuais para descrição das funções (como ponto de luz, banheiro, etc), eliminação de elementos distratores e até móveis adaptados a cada perfil de estudante, além da agenda e/ou mural.


A programação diária incorporada a agenda:  Esse recurso colabora com duas questões fundamentais para esse alunado: “ Onde vou e o que farei lá?. Esse esclarecimento visual organizado, oferece a previsibilidade e reduz a ansiedade, muito frequente nos autistas, pois o indivíduo pode entender quando uma ação/evento se inicia e termina. A AGENDA é um instrumento de comunicação de quem ensina, educa, organiza, orienta o autista e, ao mesmo tempo, uma estrutura física visual para este indivíduo.


A forma de ensinar: A didática de ensino utilizada no modelo TEACCH, o diferencia das abordagens usuais, impondo nesse sentido uma capacitação do profissional envolvido, uma vez que, os demais recursos, como organização física e programação, estariam a serviço deste e, portanto, dariam suporte, porém não assegurariam a função primeira da educação, que é ensinar. Dispor o material sobre a mesa (da esquerda para a direita, de cima para baixo), demonstrar um conceito (sem contar apenas com instruções e explicações verbais e sim dicas visuais), utilizar de dicas visuais e pistas organizadoras na condução da execução do aluno, além de reforçamento desta execução, através de elogios de outros, satisfação interior e compensação.


O êxito do TEACCH está na integração dessas características citadas, estruturando, como o próprio nome diz, uma maneira de compreender o mundo e aprender com ele, uma forma de viver a experiência de aprendiz do autista. Portanto é muito importante e indispensável para este aluno que sua escola conte com essa didática, que sua família compreenda esse mecanismo, tornando assim a sua compreensão do mundo, uma realidade integrada e não apartada dentro de uma escola, sala de aula ou sala terapêutica. Assim algumas reflexões devem   ser consideradas:


- Se minha escola inclui autistas, ela conhece o TEACCH?


- Se o professor tem aluno autista, ele conhece a importância de tais recursos para este?


- Se minha escola é de Educação Especial, ela conta com esse programa?

As graduações ensinam, as políticas públicas determinam ou não, mas quem sabe fazer?


A Educação Especial, como modalidade de ensino que se destina a esse contingente, muitas vezes vive esse paradoxo, o de não contar, pelo menos, com os recursos essenciais para sua pratica, seja na formação dos profissionais, na oferta de capacitações, no destino das verbas, nas crenças de uma sociedade. Afinal Educação é indicador de desenvolvimento, qualidade de vida, além de ser um direito!!!!




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