Sabe-se que a história do tecido, ou melhor, da tecelagem, nasceu com a necessidade do Homem se proteger dos animais, do frio, e das demais adversidades encontradas nos tempos das cavernas. A partir do entrelaçamento manual de galhos, métodos de cestarias, e as manipulações de fibras pelos povos da Antiguidade, chegamos ao que as indústrias têxteis nos oferecem atualmente. As primeiras fibras têxteis cultivadas pelo Homem foram o algodão, linho, seda e lã. Para a construção dos tecidos é preciso vários processos, vamos a eles:

Primeiramente, a matéria-prima para os tecidos são as fibras, qualquer substância natural ou feita em laboratório que consiga ser fiada (vire fio). As fibras são classificadas como Fibras Naturais ou Químicas.

As Naturais podem ainda ser divididas em:

· Vegetal: algodão (semente), linho (caule), juta (caule), etc.

· Animal: lã ovelha (pelo), seda (secreção), etc.

· Mineral: amianto (crisólita).

Já as Fibras Químicas são divididas em:

· Artificiais: são feitas mecanicamente pelo homem, mas usam produtos naturais, como a celulose, resultando, por exemplo, na viscose, modal, etc.

· Sintéticas: feitas a partir do petróleo, em laboratório, que resultam em fibras de poliéster, poliamida, elastano, etc.

A partir dessas fibras, o fio único é constituído, são várias máquinas que ajudam nesse processo, até de fato, o rolo de fio ficar pronto e partir para a tecelagem/malharia.


O tecer (tear) dos fios resulta no tecido plano, que é o entrelaçamento de dois conjuntos de fios, fios de urdume (vertical) e fios de trama (horizontal), sempre formando o ângulo de 90°.

Os tecidos de malha são feitos a partir do entrelaçamento do mesmo fio (vai e volta laçando ele mesmo), podendo ser na vertical (malha de urdume) ou na horizontal (malha de trama).


O interessante dos produtos feitos de malha é que eles possuem boas propriedades elásticas. Tecidos de malha são muito usados para a confecção de trajes íntimos, beachwear, roupas de academia, cama, mesa e banho. São infinitas as possibilidades e cada vez mais tecnológicas. Os tecidos de malha podem ser feitos com fios de fibras naturais e químicas, como a malha de algodão, malha de poliéster, etc., além de, com pequenas mudanças, é possível confeccionar diversas texturas. Os tecidos planos são de natureza mais rígidos, estáveis, com baixa elasticidade, e mais uniformes em suas texturas. Mas, vale lembrar que tudo depende da composição dos fios, um tecido plano pode esticar se também possuir fios de elastano em sua composição. O que difere os dois tipos de tecido é a sua estrutura de construção, ok?

É importante que a marca que produzirá cada peça pesquise e utilize o tecido que melhor se encaixe para a proposta.

Tudo vale desde que faça sentido!