Na manhã desta quinta-feira, 28, no Plenário da Câmara Municipal de Tietê, aconteceu o primeiro encontro da Procuradoria da Mulher da cidade, com o tema “Respeito ao Direito de Ser Mulher”.

As procuradoras nomeadas Dr.ª Geruza Flávia, Dr.ª Maria Júlia Marques e a Prof.ª Mirian Cardia reuniram na ocasião líderes religiosos, de conselhos e outras autoridades.

Durante o evento, a policial militar Gisele de Freitas falou sobre a realidade enfrentada pelas mulheres no Brasil, lembrando que a cada duas horas uma mulher é vítima de feminicídio, que consiste no crime de homicídio contra a mulher, mas motivado por razões da condição de sexo feminino, segundo a legislação vigente.

A agente comentou, também, sobre o preparo da Polícia Militar com relação à Patrulha Maria da Penha, dentre outras ações que visam inibir a conduta de agressores e proteger as vítimas com maior agilidade, além de outras iniciativas da instituição para amparar as vítimas e conferir maior efetividade às medidas protetivas.

A atriz Ismênia Leão, por sua vez, apresentou a “Contação de História”, com histórias que trouxeram reflexões sobre o poder do posicionamento de uma mulher que compreende a importância dos seus direitos. A procuradora Mirian explanou sobre o ciclo da violência doméstica, as dificuldades de rompê-lo e os objetivos da Procuradoria, que, segundo informou a Dr.ª Maria Júlia, “visa conscientizar e informar as mulheres, encorajando-as a sair de um relacionamento abusivo e denunciar o agressor”.