O município de Tietê irá ofertar à população residente transporte coletivo urbano a custo zero. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 05, pelo prefeito Vlamir de Jesus Sandei – PSDB, após reunião com os secretários de administração e modernização, Paulo Fuza, e de finanças, Everton Miguel.

Os trâmites necessários para implantação da nova política de mobilidade estão em andamento, no entanto, ainda não há previsão para que comece a valer, embora o secretário de governo e coordenação Sulleiman Nicolosi acredite que, no melhor dos cenários, a população passe a usufruir do transporte público a custo zero a partir de março deste ano.

De acordo com Sulleiman, foram levados em consideração diversos fatores para se buscar implantar a política em Tietê, dentre eles a forma como a pandemia do Covid-19 afetou o poder aquisitivo das famílias e a alta inflação.

“Pensando no valor de R$3,20 da tarifa atual do transporte coletivo público, na ida e na volta, durante 20 dias do mês, [a política de tarifa zero] ensejará uma economia mínima de R$128,00 para os cidadãos”, afirmou a prefeitura por meio de comunicado.

O transporte público com tarifa zero já é uma política adotada pela cidade de Cerquilho, desde outubro de 2020.