Passado um ano e meio desde o início da pandemia da Covid-19, pode-se dizer que os impactos sobre as atividades econômicas, a taxa de população ocupada e o mercado e trabalho ainda são sentidos. São tempos em que muitos procuram sua colocação e, por certo, veículos de propagação de informações de fácil acesso são bem-vindos.

Diante do novo cenário, mas com uma preocupação anterior a ele, Paulo Camargo Amaral criou em 26 de março de 2021 o grupo Tietê Vagas, no Facebook. Em poucos meses, se tornou referência quando o assunto é vaga de emprego e contratação disponíveis na cidade e região.

O GNTC buscou conhecer mais sobre a comunidade online de cidadãos que buscam oportunidades de crescimento e em conversa com Paulo foi possível entender melhor quais seus propósitos e ambições.

Como relatado, o grupo surgiu despretensiosamente, apenas com o intuito de contribuir com a retomada do crescimento econômico regional e a colocação de pessoas no mercado de trabalho, visto a dificuldade enfrentada por empresas e varejos, muitas das vezes, de difundir informações sobre suas vagas. Logo de início, o resultado foi bastante positivo.

“A minha proposta de início era formalizar um grupo com os empresários que fazem parte do meu ciclo social, divulgando vagas de emprego de todo o comércio de Tietê”, disse. “A gente foi tomando proporções maiores e mais pessoas começaram a entrar em contato comigo, até mesmo por eu já ser uma pessoa conhecida na cidade, e me pediam para publicar as vagas no grupo para contratação de pessoal, tudo voluntariamente”, prosseguiu.

A partir de então, o interesse das empresas passou a ser o de, também, fazer uso da nova ferramenta para trabalhar o seu marketing comercial, divulgar os cursos de capacitação que ofereciam, além das vagas de emprego oferecidas.

A atuação de Paulo parece sempre se pautar pelo bem-estar social e os melhores interesses coletivos. O trabalho que desenvolve ganhou credibilidade entre os munícipes e os comerciantes e empresários. “Procuro levar a confiança, impulsionar os colaboradores, acreditar que tudo vai dar certo, afinal, nós vivemos uma pandemia, onde muitas vezes a fé acabou sendo deixada de lado, então busco cativar e levar esperanças tanto ao pobre quanto ao rico, para todos os que precisam”, afirmou.


“O Tietê Vagas é um grupo formalizado para todos, não aceito discriminações, respeito a opinião particular de cada um, o gênero, orientação, condição, grau de instrução, tudo, pois o que é importante para mim é a economia da cidade, que precisa de rotatividade para voltar a crescer”, esclareceu a respeito das políticas de convivência do grupo, que rechaça discursos de incitação ao ódio, prezando pelo bem-estar. “Com isso, ganho o sentimento de missão cumprida, porque de alguma forma há utilidade pública naquilo com o que trabalho”, acrescentou.

Atualmente, o grupo tomou proporções maiores, abrangendo outras cidades, como Cerquilho, Jumirim, Laranjal Paulista e Cesário Lange, sendo administrado apenas por Paulo, mas contando com o apoio de diversos parceiros oficiais, que apenas não foram identificados em respeito à política interna de dados da comunidade.

Com vistas ao crescimento e expansão dos trabalhos, Paulo afirmou que começará a lidar de maneira mais direta com o fundo de marketing das empresas que quiserem vincular seu comércio, abrindo espaço para a monetização das atividades e atribuindo ainda mais utilidades à comunidade, que passará a receber informações diretamente sobre produtos e serviços, comércio e marcas que queiram ser promovidas.

Os planos consistem na criação de uma corrente de dados eletrônicos, de ampla acessibilidade, com seleção e recrutamento de candidatos para somar, considerando o potencial a ser explorado pelas empresas, que têm consigo muitas informações. “Isso irá viabilizar o crescimento do grupo”, finalizou.

O grupo está aberto para todos e pode ser acessado clicando aqui, caso tenha interesse em conhecer e saber mais a respeito.