O tieteense Ramon Lopes Fré é o assunto do momento em se tratando de ciclismo. Com apenas 19 anos de idade, filho de Antônio José Fré e Claudia Pasquoto Lopes, o atleta garantiu seu lugar no pódio de diversas competições e é o primeiro colocado de muitas delas.

Se dedicando desde a infância, agora com o apoio e patrocínio do Aiqfome, o esportista vem se superando constantemente com suas vitórias e carisma. O GNTC buscou o conhecer melhor e saber mais sobre sua trajetória e carreira no esporte. Confira:

GNTC: De onde surgiu o seu interesse pelo esporte, em especial o ciclismo?

“Sempre gostei de pedalar, como a maioria das crianças durante a infância, mas o maior incentivo para começar a treinar veio da minha mãe, quando ela me chamou para ir treinar com um grupo de pedal da cidade. Passados apenas 03 meses, participei da minha primeira competição e, então, a vontade de evoluir e chegar cada vez mais longe só aumentou.”

GNTC: Quais as maiores dificuldades que encontrou ou encontra na área competitiva?

“A maior dificuldade de um atleta é ter disciplina, fazer todos os dias o que tem que ser feito, independentemente das situações ao redor. Os altos e baixos, um treino ruim, uma desempenho que não satisfaça em uma grande competição, por exemplo, podem te desmotivar.”

“Ainda, temos as questões financeiras, pois é muito difícil achar patrocinadores para poder cobrir os gastos que temos, envolvendo o dia a dia e competições – nutricionista, massagista, fisioterapeuta, médico esportivo, treinados, pilates, academia, viagens, inscrições, hotéis, dentre outros fatores essenciais para um desenvolvimento apropriado."


GNTC: Quando aconteceu sua primeira vitória de título?

“Após um ano de treino, minha primeira vitória chegou, no ano de 2018, na cidade de Rafard - SP. Tive uma das melhores sensações que um atleta pode ter, de que toda a dedicação, disciplina, foco e assim por diante trouxeram bons resultados e um trabalho bem feito.”

GNTC: E hoje, quais os seus títulos e troféus?

“Hoje em dia eu sou o 3° colocado no Campeonato Paulista XCO, 1°do Brasil Ride Warm Up, 1°da Geral Copa FBR, 1° da Geral Maratona Tietê e 1°do Eco Trail Pardinho.”

GNTC: Como acredita o esporte possa mudar a vida das pessoas?

“O esporte é capaz de mudar muitas coisas. A saúde, claro, em primeiro lugar, algo primordial na vida de todos. O esporte tira pessoas das ruas, de vícios, cura doenças e é capaz de romper barreiras inimagináveis.”

GNTC: Qual a principal lição que aprendeu durante sua vivência no esporte? Por quê?

“A principal lição que aprendi com o esporte foi que independentemente do lugar no qual esteja, no mais alto nível ou no amador, mantenha-se humilde para com as outras pessoas e não deixe que seu ego passe por cima das suas decisões.”

GNTC: Como você se enxerga no futuro? Quais suas metas e ambições?

“Eu me enxergo como um atleta integrante de uma grande equipe, com boa estrutura de treinamento, enquanto minha maior meta é vir a ser campeão brasileiro e poder vestir a camisa.”

GNTC: Deixe suas considerações.

“Se você tem um sonho, dedique-se para que ele se torne possível e não desista enquanto não chegar aonde almeja.”