Você já parou para pensar em qual mensagem um sintoma físico pode estar querendo lhe transmitir? Muitas vezes além do que aparenta ser ele nos conta segredos que guaramos em nosso subconsciente.

Olinda Guedes costuma dizer que os sintomas são anjos mensageiros nos trazendo mensagens para que possa resolver conflitos internos.

A psicossomática é uma ciência que defende que as doenças físicas tem origem em nossa parte psíquica, sendo assim, cada sintoma pode estar relacionado a uma emoção, sentimento ou padrão de pensamento.

Quando o sintoma já se instalou é fundamental buscar auxílio médico para tratar a doença que se faz presente, no entanto para que se possa ter a cura por completo é importante entender qual padrão de pensamento lhe trouxe a esse lugar para que se possa significá-lo e se ver livre de uma vez por todas da doença.

Essa ressignificação pode ser feita com exercícios como: sentar-se , fechar os olhos, respirar profundamente e mentalmente repetir frases como “Eu estou disposto a me livrar do padrão em minha consciência que criou essa condição.” E repetir o novo padrão de pensamento para a situação determinada.

Autoras como Louise Hay e Cristina Cairo possuem literaturas explanando com maior profundidade o tema psicossomática e descrevendo exercícios de ressignificação de padrões. Tal ressignificação também pode ser realizada por terapeutas.

 É possível encontrar conteúdo de relevância sobre os sintomas e suas possíveis causas na internet.

Como já foi dito por Juvenal na Roma antiga que se deveria desejar “Mente sã num corpo são”.