O Governo do Reino Unido eliminou a exigência de quarentena em hotéis para viajantes de 47 países, dentre eles o Brasil, reduzindo a chamada “lista vermelha” para apenas sete nações. Com isto, os turistas brasileiros com esquema de vacinação completo passam a estar autorizados a entrar no país europeu sem que seja necessário realizar a quarenta após o desembarque.

Os recém-chegados completamente vacinados deverão apresentar, no segundo dia em território britânico, um teste negativo de Covid-19 e as mudanças passarão a valer a partir da próxima segunda-feira, 11.

A indústria de turismo britânica perdeu dois verões inteiros devido às restrições de viagens impostas como forma de contenção da disseminação e de prevenção do novo Coronavírus, ficando atrás dos demais países europeus, visto que não levantaram as restrições mesmo diante dos inúmeros pedidos das companhias aéreas, sob o argumento de que testes caros e exigências que mudavam com frequência atrasavam a recuperação do setor.

“Restaurar a confiança das pessoas nas viagens é a chave para reconstruir nossa economia e nivelar o país”, afirmou o Ministro de Transportes, Grant Shapps. “Com menos restrições e mais pessoas viajando, todos poderemos continuar avançando com segurança rumo à recuperação”. 

Para a Ministra das Relações Exteriores, Liz Truss, “estamos atingindo o equilíbrio certo entre manter as pessoas seguras, que continua sendo nossa prioridade, e dar a elas a liberdade de exercer responsabilidade pessoal, ao mesmo tempo que apoiamos o setor de viagens”. 

O anúncio do Governo britânico veio apenas um dia após o Brasil anunciar a retirada de restrições para entrada de passageiros vindos do Reino Unido, África do Sul e Índia.