Sempre que recebo em meu trabalho clientes para avaliação, seja para reabilitação ou estética, muitos ao iniciarmos nossa conversa sobre treinamento. A primeira coisa que me falam é que não querem ficar hipertrofiado. Mas sabemos realmente o que significa hipertrofia? Então resolvi esclarecer:

Tem sido observado as pessoas procurando por uma conduta estética. Será que as pessoas sabem a verdadeira importância do musculo esquelético e quais os benefícios que ele nos oferece além da estética?

O musculo esquelético é responsável pela síntese de diversas miosinas que são citosinas e peptídeos proteoglicanos produzidos e liberados pelas células musculares (miócitos) em resposta as contrações musculares. Essas miosinas apresentam um papel muito importante para regulação do metabolismo da glicose, dos lipídeos, da angiogênese, da hipertrofia muscular e também da prevenção de alguns tipos de câncer.

Nós fomos criados para nos movimentarmos, ou seja quanto menos você trabalhar e exercitar seus músculos, menos chance você terá de uma boa qualidade de vida.

Um excelente tratamento, é o incentivo principalmente dos órgãos públicos e indicação de muitos profissionais de saúde que é a prática regular de no mínimo 150 minutos por semana de exercício físico. Como por exemplo: Exercícios de força (musculação) associados a exercícios aeróbicos e a mudança de hábitos alimentares (consultar um nutricionista).

Assim, potencializar o aumento da massa muscular e a síntese de miosinas é consequentemente prevenir de um estado patológico crônico e melhorar a funcionalidade.

Atrofia muscular

É um problema mundial devido ao aumento da população idosa, mutação genetica, caquexia, acidentes e sedentarismo e poderá levar a problemas sérios de saúde e até a morte.

Lembre-se: Seu musculo esquelético não é somente estética e acima de tudo sobrevida. Treine com qualidade, tenha uma orientação profissional, oriente-se doque realmente precisa para restabelecer suas condições físicas, procure após as avaliações médicas um bom profissional de educação física, é importante. A quantidade de exercícios não significa qualidade.