Salve torcedor!

O Brasileirão 2021 chegou ao fim!

Esse campeonato, que dura boa parte do ano, mexe demais com os nossos ânimos e sentimentos. Geralmente, nós começamos animados, porque criamos a expectativa que o nosso clube do coração será o campeão. Depois, após algumas rodadas, pensamos que uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores já está bom. Passam mais alguns jogos e já nos conformamos com vaga na fase pré-grupos da Libertadores ou  fase de grupos da Copa Sul-americana. Se o negócio continuar ruim ou mais ou menos, já nos preocupamos em ficar longe da zona de rebaixamento. E se a coisa estiver preta, ficamos angustiados e rezando para que o nosso clube saia da zona da degola o mais rápido possível.

Esse nosso comportamento fica mais evidente quando chegam as rodadas finais em que o campeonato toma um direcionamento e sabemos de forma mais clara sobre qual finalidade o nosso clube estará lutando na competição. Quando chega essa época, nem conseguimos dormir direito, pois ficamos pensando sobre os confrontos finais do nosso time e dos times adversários que estão na briga pelo mesmo objetivo que o nosso. Fazemos cálculos, projetamos jogos, resultados e ficamos na expectativa das partidas acontecerem logo para torcer por aquilo que pensamos enquanto tentamos dormir.

Ah! O Brasileirão! Esse campeonato disputado em diversos estádios, regiões, clima e horários, com as dificuldades do tamanho da competição. Como exemplo, podemos citar os desafios que um clube do sudeste pode enfrentar quando vai ao nordeste enfrentar um clube local com quase 30 gruas de temperatura no domingo e depois desce ao sul do país para jogar com 10 graus de temperatura na quarta. Isso acontece muito durante o inverno brasileiro.

E a intensidade e competitividade do campeonato então? Muitos falam que o nível técnico é baixo. Posso até concordar com isso, mas intensidade é uma coisa que não falta no torneio! E vou além: em minha opinião, o Brasileirão está entre os cinco campeonatos nacionais mais intensos do mundo!

Enfim, o Brasileirão se despediu ontem, mas não foi um “adeus” e sim um “até breve”. Em abril de 2022 ele estará de volta fazendo a alegria dos milhares de torcedores espalhados pelo nosso país.

Brasileirão, meu querido, até breve e volte logo!