Dia de 31 de março é comemorado o dia da saúde e nutrição, a data foi criada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de conscientizar os brasileiros sobre a importância do cuidado da saúde e da alimentação saudável e equilibrada. Todos nós sabemos o quanto é importante essa atenção que devemos dar a nossa saúde, porém cada vez mais temos visto dados sobre aumento do número de obesidade, doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão e diabetes e entre outras doenças de um modo geral, que estão diretamente relacionadas com a má alimentação e sedentarismo.

A boa prática da alimentação começa desde cedo, engana-se quem pensa que as crianças não devem cuidar da alimentação, pois é nesta fase da vida que temos grandes necessidades nutricionais, para a formação, crescimento e desenvolvimento celular. Uma criança saudável se torna um adulto saudável e consequentemente terá menores incidências de riscos de obesidade e doenças relacionadas a má alimentação e sedentarismo. Por isso, a boa prática de cuidado e fornecimento de nutrientes deve começar desde cedo.

A última década em nosso país foi marcada por um crescimento do índices de obesidade entre jovens e adolescentes, impactando também em maiores comorbidades nessa faixa etária, está cada vez mais comum tratarmos adolescentes com diabetes devido ao excesso de peso, como também está cada vez mais comum o profissional da saúde, como o nutricionista, ter que fazer orientações básicas para um adolescente, pedindo para ele consumir frutas, verduras e legumes, pois na maioria dos casos este adolescente não tem o hábito de consumir estes alimentos nem se quer uma vez ao dia, o que torna a preocupação cada vez maior, pois o consumo de industrializados e embutidos vem crescendo consideravelmente e a indústria por si, utiliza cada vez mais técnicas de marketing poderosas para atrair não só crianças e adolescentes, mas também os pais, com promessas de produtos “fit”, que na verdade não passam de uma enganação.

Porém, ainda temos o outro lado da moeda, não temos somente aumento dos índices de obesidade, temos também um aumento considerável de pessoas que estão começando cada vez mais cedo a mudar hábitos alimentares, praticarem atividades físicas e cuidarem do corpo e também da mente, proporcionando uma boa nutrição e fornecimento de nutrientes adequados para suas funções fisiológicas.

Na minha prática clínica de quase 01 ano e meio atendendo em consultório, ando vendo um aumento crescente de adolescentes que estão buscando por mudar a alimentação, consumir menos industrializados e aumentar ingestão de frutas, verduras e legumes e comida de verdade, também percebo que em muitos casos o adolescente já vem com algum trauma da família, normalmente os pais possuem doenças crônicas ou estão acima do peso, ou os avós tiveram alguma comorbidade, e isso fez com que eles abrissem os olhos desde cedo para começar a se cuidar e evitar complicações futuras.

A mensagem que deixo aqui é a que eu falo sempre aos meus pacientes, nós não precisamos deixar de aproveitar momentos de lazer para ter um estilo de vida saudável, nós podemos, sim, ter bons hábitos alimentares, praticar atividade física e, ainda sim, sair e ter uma vida social ativa. Para isso que a ajuda de um profissional se torna tão importante, pois vamos fornecer orientações e dicas para que o individuo possa sair da rotina sem exagerar, ou quando houver um exagero, que ele possa retornar ao seus hábitos diários de maneira consciente.