Cuidar do intestino é um ponto que muitos não se atentam, mas que é extremamente importante, não só no processo de emagrecimento, mas em todas as fases da vida. No intestino ocorrem diversos processos, envolvendo além da digestão e absorção de nutrientes, como também a modulação do sistema imune, a nossa alteração de humor, promoção do bem-estar e prevenção de doenças. 

Acontece que muitas pessoas só dão valor à sua saúde intestinal quando realmente acontece algo relacionado a sintomas que causam desconforto ou realmente alguma patologia, como é o caso da diverticulite ou até mesmo a síndrome do intestino irritável. E hoje em dia, essas patologias têm crescido cada vez mais, justamente pela falta de atenção à saúde intestinal e aos sintomas que ele mesmo nos apresenta ao longo dos dias e que nós não tomamos a devida atenção. 

Mas então, como eu posso cuidar melhor do meu intestino? Primeiramente, vale ressaltar que se você sofre de constipação, tem muitos gases e/ou distensão abdominal ou se você possui episódios frequentes de diarreia, você precisa procurar um profissional da saúde, como um nutricionista por exemplo, para avaliar esses sintomas e obter as orientações especificas para o seu caso. O primeiro ponto que deve ser avaliado para saber como está sua saúde intestinal é observar como estão suas fezes e como está sendo sua frequência de evacuação, se você vai ao banheiro várias vezes ao dia ou se você passa vários dias sem ir, ambos são sinais que precisam de uma maior atenção. 

Avaliando esses sinais primários, o profissional nutricionista passa a avaliar detalhadamente sua alimentação, ingestão hídrica diária e nível de atividade física. Em alguns casos será necessária uma intervenção primária para melhora de sinais e sintomas, mas também pode ser necessário uma intervenção médica para realização de exames mais específicos. Porém, na maioria dos casos, alguns ajustes alimentares alinhado com uma boa orientação nutricional específica, melhoram os sintomas e proporcionam uma melhora a microbiota intestinal.  

Vale ressaltar que no intestino nós temos a maior parte da absorção dos nutrientes da nossa alimentação, se você não está com uma boa saúde intestinal, essa absorção será prejudicada, consequentemente isso pode vir a acarretar uma deficiência de nutrientes. Por isso, a partir de hoje, comece a prestar mais atenção nesses detalhes, além disso, avalie como está seu consumo de fibras, sua ingestão de água, o consumo excessivo de alimentos industrializados e açúcares, esses são alguns cuidados básicos para o nosso intestino, e se precisar, procure um profissional, cuidar do intestino é essencial, não ignore esses sintomas.