Este ano, as temperaturas realmente caíram consideravelmente, o que também contribuiu para ao aumento de bebidas quentes, como cafés, cappucinos e chocolates quentes, aumento de bebidas alcoólicas do tipo vinhos, e comidas mais palatáveis e quentes, como massas, fondue e até mesmos sopas e caldos. Nessas últimas semanas, na prática clínica de atendimentos, principalmente quando se trata da primeira consulta do paciente, já recebo relatos do aumento do consumo alimentar, principalmente destes alimentos, e que muitas vezes não era frequente antes, ou as vezes nem tinha o hábito de consumir e agora está consumindo em excesso. A justificativa para esses consumos elevados sempre é a mesma, o frio que aumenta o apetite, e acabamos comendo mais do que realmente precisamos. Mas será que essa que temos uma resposta cientifica para isso?

De modo geral, nosso corpo gasta energia para manter nossa temperatura corporal, o que pode levar a um aumento da fome em determinados indivíduos, mas não é via de regra, existem pessoas que sentem a necessidade de ingerir alimentos, por estarem com apetite elevado, em contrapartida existem pessoas que buscam por esses alimentos pelas características de sabor, temperatura e textura, e também por combinar com a estação do ano.

Outra questão que deve ser muito discutida nesta época do ano, é a baixa ingestão de água, com o inverno muitas pessoas relatam não conseguir ingerir água ou simplesmente achar que não tem necessidade e acabam consumindo apenas quando tem sede, o que acaba sendo prejudicial para nossa hidratação corporal, pois quando nosso corpo manda um sinal que precisa de água e nós sentimos sede, é sinal de que nosso organismo já está entrando em um processo leve de desidratação. Vale ressaltar que a água é importante não somente para a hidratação, mas para diversas funções em nosso organismo, e devemos consumir regularmente todos os dias. Um dica que gosto bastante de aplicar é comprar uma garrafa grande que possamos contabilizar a quantidade em ml ou litros de água, assim conseguimos também ter uma noção de como anda nossa ingestão hídrica, mas principalmente neste inverno, gosto bastante de consumir chás ou água saborizada, o que auxilia bastante nestes dias mais frios.

De modo resumido, o inverno é apenas uma estação do ano, e como qualquer outra, exige alguns cuidados específicos, mas não podemos colocar a culpa na estação do ano e deixarmos a atenção com nossa saúde de lado, existem diversos meios de nos cuidarmos, seja no verão ou no inverno, se alimentando bem e praticando exercícios físicos, para isso precisamos criar uma disciplina e cumpri-la todos os dias, criando assim uma rotina.