Muito se houve falar sobre o ômega 3, muitos também já comentaram que compraram essa suplementação para tomar por ouvir em algum lugar que traz benefícios para a saúde, mas na maioria das vezes são poucas pessoas que realmente sabem afirmar esses reais benefícios.

Antes de abordarmos um pouco mais sobre a suplementação, vamos conhecer melhor o que é o ômega 3 e onde podemos encontrar. O ômega 3 é um ácido graxo poli-insaturado, composto pelos ácidos α-linôlenico, EPA (eicosapentaenoico) e DHA (docosahexaenoico), que não produzidos pelo nosso organismo, por isso precisamos consumir através da alimentação ou suplementação. Estudo atuais tem mostrado muitos benefícios do consumo de ômega 3 para nossa saúde, além de seu fator anti-inflamatório. Ele pode ser encontrado em peixes de água fria como sardinhas, salmão e atum, e em outros alimentos como algas marinhas, chia e linhaça. 

Estudos atuais vêm mostrando benefícios do ômega 3 para o controle e redução de citocinas pró-inflamatórias e outros mediadores inflamatórios relacionados a doenças crônicas. Além disso, a ingestão necessária deste acido graxo pode reduzir níveis de triglicerídeos, melhorar a função plaquetária, promover redução da pressão arterial em pacientes hipertensos, prevenção de doenças cardíacas, melhora do quadro de artrite reumatoide e alívio dos sintomas, diabetes tipo 2 e outras doenças. E alguns estudos também já vem demonstrando seus benefícios para a saúde neuronal, como melhora da memória e concentração. 

Diante de todos esses benefícios, será que toda pessoa realmente necessita suplementar com ômega 3? Na verdade, como tudo na nutrição, depende! Pois, primeiro é necessário avaliar como está o consumo de fontes alimentares, quantidade e frequência que essa pessoa vem ingerindo estes alimentos. Depois é necessário avaliar qual a recomendação diária que este individuo vai precisar suplementar, levando em consideração que no mercado possuímos diversas marcas e dosagens, neste quesito é preciso tomar bastante cuidado, o ômega 3 não é uma suplementação muito acessível à todos, tendo em vista que é uma suplementação extraída de óleo de peixes de aguas frias ou de algas (no caso de ômega 3 vegetal, destinado a vegetarianos a veganos), e por isso seu valor acaba sendo um pouco mais elevado. Outro ponto que devemos tomar muita atenção é na procedência deste ômega 3, muitas vezes compramos pelo custo baixo, porém o benefício acaba não sendo tão bom, pois podem existir misturas com outras fontes de ácidos graxos, para que o valor possa ser barateado, e quando isso ocorre, o indivíduo já não estará mais exposto aos benefícios sobre a dosagem que ele realmente necessita diariamente. 

Portanto, antes de comprar um suplemento e começar a tomar, procure uma orientação profissional, para saber qual será sua recomendação diária e se realmente você necessita investir naquele suplemento, lembre-se que qualquer suplemento só deve ser investido se seu corpo realmente estiver precisando, do contrário, será apenas um dinheiro perdido.