O Presidente do Partido Prograssistas – PP, Ciro Nogueira, um dos líderes do chamado centrão, aceitou o convite do Presidente Jair Bolsonaro para assumir como Ministro da Casa Civil, uma das pastas mais importantes do Governo. O anúncio foi feito pelo Twitter.

Como noticiado anteriormente pelo GNTC, com a criação do novo Ministério do Emprego e Previdência, serão três as mudanças no primeiro escalão. A primeira, confirmada por Nogueira. A segunda com a ida do até então Ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, para a Secretaria-Geral da Presidência, cujo atual Secretário, Onyx Lorenzoni, assumirá a frente da nova pasta do Governo.

Para políticos, a manobra de Bolsonaro tem se mostrado a mais robusta até o momento, devendo fazer com que lhe seja assegurado o apoio de partidos e da base progressista à sua gestão, sobretudo porque parlamentares do centrão já vinham pressionando pela saída de Ramos da Casa Civil, por entenderem que o General não tem traquejo político, falha em sua articulação com o Legislativo e freia demandas dos Senadores e Deputados, a mencionar a liberação de emendas.

Outro ponto em destaque é a necessidade vista por muitos parlamentares de se ter alguém à frente da Casa Civil que consiga dar maior visibilidade às ações positivas do Governo, em especial com a proximidade do pleito eleitoral de 2022 e com a intenção já manifesta de se reformular o programa Bolsa Família e outras medidas de impulsionamento da economia, como forma de apelo popular, em novas tentativas de Bolsonaro recuperar sua popularidade. Isto porque as pesquisas mais recentes têm demonstrado níveis recordes de reprovação do Governo e um favoritismo especial ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva – PT. Os dados são do Datafolha.

A proximidade selada com o centrão, no mais, deverá servir, segundo especialistas, para fortalecer sua imagem, vista a fragilidade edificada por mais de cem pedidos de impeachment encaminhados à Câmara dos Deputados, além das investigações conduzidas pela CPI da Covid e inquéritos instaurados em seu desfavor.