Entramos no último mês do ano e com isso surgem muitas preocupações a respeito das festas e também das férias, onde muitos viajam e acabam saindo totalmente da rotina. Nesta época do ano eu escuto com frequência as pessoas comentando com amigos e até mesmo aqui nos meus atendimentos do dia a dia, a preocupação com essa época do ano, pois são muitas comemorações, confraternizações, reuniões e encontros com família e amigos.

Além disso, a maioria acaba viajando e passando alguns dias fora, logo vem a preocupação do que fazer para perder alguns quilos até chegarem as comemorações ou o que fazer para não extrapolar tanto assim nas festas, conseguindo manter o físico atual.

Porém, antes de pensar nessas questões, vale ressaltar outros pontos importantes sobre o assunto, por exemplo, pensando na data em si, em Dezembro nós temos o Natal e uma semana depois temos o Ano novo, na maioria dos casos, os indivíduos que não viajam acabam ficando em casa e fazendo comemorações entre a família e os amigos, isso inclui muitas vezes churrasco, ceia de natal, sobremesas diversas, bebidas alcoólicas e petiscos, é uma semana bem atípica para a maioria das pessoas, porém pare para pensar um pouco, será mesmo que apenas uma semana pode prejudicar todo seu esforço ao longo de um ano inteiro? Essa é uma pergunta que faço para pacientes que chegam até mim nesta época me pedindo uma “receita” para não engordar nas festas de final de ano.

Uma coisa que gosto sempre de esclarecer, nós temos um ano inteiro para adquirir novos hábitos alimentares, porém o que sempre acontece é aquela famosa frase: semana que vem eu começo OU mês que vem eu começo. Este é um pensamento que deveríamos eliminar das nossas vidas, nós não devemos estipular um prazo determinado para cuidar da saúde, para termos hábitos mais saudáveis, comer melhor e praticar atividade física, nós deveríamos fazer isso todos os dias ao longo do ano inteiro, pois os nossos resultados são provenientes da soma de pequenos esforços que fazemos dia após dia, e não somente em uma semana ou em um mês. Por isso, o que menos devemos nos preocupar é com a semana entre Natal e Ano novo, pois nesta data específica do ano, deve servir para aproveitarmos ao lado de pessoas especiais, devendo nos preocupar mais com o período entre Ano Novo e Natal, pois aqui teremos um ano inteiro pela frente, onde podemos sim fazer muita coisa diferente.

Mas, claro que como profissional da saúde, sempre oriento meus pacientes sobre esse período, sendo que minhas dicas principais sempre são para a atenção ao consumo de água, principalmente em indivíduos que acabam ingerindo bebidas alcoólicas um pouco a mais do que o recomendado e procurar ter um equilíbrio, consumindo um pouco de tudo o que gosta, porém sem exagerar, observar os sinais internos do seu corpo e comer até se sentir satisfeito.