Sempre que passamos pelas comemorações de final de ano e entramos em um novo ano, muitas pessoas ficam um pouco perdidas nos primeiros dias sem saber por onde começar, o que fazer primeiro e quais metas são interessantes para escrever e traçar planos para alcançá-los.

Quando vamos escrever metas, nós pensamos sempre em bens materiais ou viagens, essas realmente são metas importantes e claro que devem fazer parte dos nossos objetivos, mas acima disso, deveríamos colocar nossa saúde também com certo grau de importância e para fazer isso, antes mesmo de escrever uma meta de ir à academia 3x na semana, comece avaliando como está seu nível de atividade física. Você gosta de ir a academia? Você tem disponibilidade para ir na academia 3x na semana? Você consegue se planejar para conseguir se alimentar bem antes de ir para a academia? Assim como você faz o planejamento para a sua viagem, também devemos planejar o início a alguma atividade e até mesmo a uma alimentação saudável também.

Outra coisa que sempre me perguntam é a real necessidade de anotar metas em um papel, e sim, eu acho muito importante, pois é neste momento que você consegue parar um pouco para analisar diversas questões da sua vida pessoal, social e da sua própria saúde. Assim como dei exemplo da atividade física, é muito comum as pessoas falaram que no próximo ano elas estarão totalmente focadas na dieta, quando na verdade nós sabemos que é muito difícil fazer uma dieta muito restrita e que na maioria das vezes, a busca pelo nutricionista é para aprender a se alimentar melhor e suprir as necessidade diárias, portanto, se você tem uma alimentação inadequada ou desbalanceada, coloque como uma meta aos poucos diminuir o consumo de industrializados por exemplo, que sabemos que não são alimentos nutritivos, se você não consome frutas, coloque como uma meta de consumir pelo menos 2 frutas por dia. Ou seja, faça metas realistas, de nada adianta você querer mudar coisas que fazem parte da sua vida há muitos anos em um curto período de tempo, provavelmente você não possui uma boa alimentação há algum tempo, querer mudar isso na primeira semana do ano não vai te causar uma boa adesão a essa alimentação e a probabilidade de você desistir logo nos primeiros dias será grande.

E por último, mas não menos importante, não hesite em procurar ajuda profissional, mas claro, pesquise sobre esse profissional, saiba melhor sobre seu trabalho, pergunte e não tenha vergonha sobre questionar, pois infelizmente com as redes sociais em alta, muitas pessoas estão na internet vendendo métodos que na verdade não existem.