Hoje em dia, com a alta do consumo de produtos industrializados, aumento do consumo de açúcar e aumento da ingestão de bebidas alcoólicas, cada vez mais vemos os índices de obesidade e sobrepeso subirem, estes problemas já se tornaram uma situação de saúde pública, na qual necessita de uma intervenção urgente, porém, infelizmente, a indústria está cada vez lucrando mais e os órgãos responsáveis para saúde da população cada vez menos exercendo a função de orientar e educar a população sobre alimentação e hábitos de vida mais saudáveis.

Com isso o que vemos hoje são pessoas tomando remédios para emagrecer, para dormir, para ter mais disposição, para inibir apetite, para ansiedade, para estresse e entre outros. E assim, cada vez mais nos distanciamos de hábitos mais saudáveis e cada vez mais buscamos por soluções que prometem resolver nossos problemas de forma mais rápida e sem grandes esforços, mas será que não vamos colher os problemas dessas escolhas?

Infelizmente, hoje com a desinformação que circula nas redes sociais e até mesmo por influencers que acham que entendem sobre o assunto, as pessoas estão buscando pelo caminho mais rápido e prático, porém elas desconhecem os malefícios e os prejuízos que podem ter a longo prazo com esses métodos utilizados sem o acompanhamento de uma equipe profissional, todo remédio ou toda substância sintética, pode, sim, ter seus efeitos colaterais e suas contraindicações, mas nem sempre o indivíduo está ligando para esses efeitos a longo prazo, o que ele quer é o resultado imediato, é emagrecer rápido, é solucionar seus problemas sem muitos esforços, para que ele não tenha que perder seu tempo com esses assuntos que para ele são insignificantes, mas para a saúde dele, são fundamentais e extremamente importantes.

A cada ano que passa tem uma invenção nova para o emagrecimento, já tivemos várias dietas da moda, com vários nomes diferentes, além disso já tivemos também a moda do jejum, que pode ser sim uma estratégia nutricional muito interessante, porém a maioria das pessoas fazem da maneira errada e sem acompanhamento, e a moda da vez agora são os remédios inibidores de apetite, eles fazem com que o indivíduo não tema mais fome, sendo assim, sem ingerir grandes quantidades de comida, ele passa a emagrecer, mas será que é um emagrecimento saudável? Será que ele não terá efeitos colaterais? Será que o peso perdido será duradouro ou terá volta? Será que não vai afetar sua saúde mental? Será que com isso ele vai conseguir o principal, que é aprender a se reeducar e comer melhor?

Diante de todos esses questionamentos, muitas pessoas ainda podem preferir o método mais rápido, porém agora pensando para pensar e analisando os últimos dados, por mais que tenham diversas estratégias, dietas da moda, remédios ou métodos alternativos, ainda sim os índices de sobrepeso e obesidade continuam aumentando, se esses índices continuam aumentando, será mesmo que esses métodos são eficazes? Será mesmo que faz sentido investir seu dinheiro em algo que será incerto?

Deixo essa reflexão aqui, para que você possa analisar melhor e criar também a sua reflexão sobre o assunto.