O emagrecimento está cada vez mais em evidência, quando buscamos pelos assuntos mais pesquisados no google o emagrecimento está entre um desses assuntos, por mais que hoje muitos assuntos sejam abordados na internet, ainda sim, muitas informações falsas ainda atingem esse público, causando muitas dúvidas do que realmente é válido para o processo de emagrecimento e do que realmente temos que ignorar.

Infelizmente hoje, as pessoas que mais sofrem com o emagrecimento são as pessoas que por muitas vezes acabam buscando alternativas mais rápidas ou métodos que prometem emagrecimento em tantos dias, quando na verdade essas alternativas fazem as pessoas passarem por processos extremamente restritivos, o que fica inviável seguir por muito tempo, além de prejudicar diversos metabólicos, leva o individuo a um reganho de peso, provocando um efeito sanfona, insatisfação corporal e maiores chances de frustrações com o processo.

 Todo profissional hoje utiliza as redes sociais para divulgar seu trabalho, temos muitos conteúdos bons, mas infelizmente também temos muitos ruins e uma pessoa leiga realmente terá dúvidas sobre o que seguir e o que será certo ou errado, muitas vezes optando pela informação mais atrativa, o que pode ou não ser o ideal para ela. Esses dias eu estava utilizando meu instagram para responder caixa de perguntas e surgiu a seguinte dúvida: “Manu, o que você me diz sobre comer de 3h em 3h horas? Realmente funciona?”, claro que esse é um assunto muito extenso, mas que foi por muito tempo defendido por alguns profissionais e massacrado por outros.

Na verdade, nenhuma estratégia nutricional serve para todos, como cada metabolismo e cada organismo é único, toda estratégia nutricional pode ter seus prós e contras a depender de qual pessoa irá fazer. Pois realmente, nenhuma estratégia ou dieta é melhor do que outra, tudo vai depender da individualidade, por isso a importância de receber uma orientação profissional.

Quando o profissional nutricionista vai elaborar um plano alimentar, ele faz uma anamnese com o individuo e diante disso informações muito importantes devem ser ressaltadas, como a rotina, histórico de doenças, medicamentos utilizados, atividade física, horários/trabalho, idade, sono, ingestão de água, saúde intestinal, preferência alimentares entre diversas outras questões.

Então respondendo a pergunta principal desta matéria, não existe uma estratégia única para o emagrecimento, buscar por atalhos pode ser prejudicial e até mesmo dificultar ainda mais o processo, por isso não deixe de buscar ajuda profissional.