Na semana passada falamos sobre o March Madness, torneio de basquete disputado entre os times das faculdades dos Estados Unidos. A final ocorreu no dia 04 de abril e o vencedor foi o time de Kansas University em um jogo muito disputado contra o time da faculdade de North Carolina. 

Agora os americanos terão uma semaninha para recuperar o fôlego porque dia 16 de abril começam os jogos do playoffs da NBA. Mas o que é isso? Vamos lá! Confesso que quando eu escutava a palavra “playoff” eu imaginava algo totalmente diferente. Acreditava que fossem jogos que ocorriam no começo da temporada, porque minha cabeça relacionava “on”, que significa ligado, como algo positivo, no caso, os jogos da temporada regular. E “off”, que significa desligado, como algo relacionado com o tempo de descanso ou jogos de nem tanta importância. Porém, fui surpreendida quando comecei a pesquisar mais sobre basquete e entendi o real significado de “playoff”, que é completamente o contrário do que eu pensava. Mas antes, vamos voltar um pouquinho. 

A NBA - National Basketball Association - é o campeonato profissional de basquete disputado aqui nos Estados Unidos. Temos outros campeonatos profissionais de basquete ao redor do mundo, como a liga ABC na Espanha e a Euroleague, que é o campeonato mais importante fora da terra do Tio Sam. 

Os jogos da NBA são divididos em duas partes. A temporada regular e a temporada de jogos decisivos - playoffs, mais conhecida como “mata-mata”, na qual haverá a disputa dos times em busca do título daquele ano, o famoso troféu “Larry O’Brien”. Durante a temporada regular, os times da mesma região jogam entre si (e também ocorrem alguns jogos entre os times das diferentes conferências). 

Neste ano, está sendo disputada a temporada de número 76 (2021-2022), a qual teve início na segunda semana do mês de outubro de 2021 e está com a final prevista para os dias 02 de junho a 19 de junho de 2022. 

Da mesma forma que há uma divisão dos times por região no torneio March Madness, o mesmo acontece na NBA. São 29 times participantes, espalhados pelos estados americanos, e 01 time de Toronto, Canadá, totalizando 30 times. Entre esses times, há duas divisões: a Western Conference (Oeste), que é composta por 15 times e Eastern Conference (Leste), que também é composta por 15 times. Além dessa divisão, os times da mesma conferência são fragmentados em grupos menores chamados “divisões”, que também possui uma divisão interna, mas acho que aprofundar nisso é demais para hoje, rs.

Para o playoff serão classificados apenas 08 times de cada conferência e eles irão formar um ranking. Confuso? Explico! São 15 times no total, os 08 primeiros, os quais estarão classificados para o playoff, receberão um número correspondente ao seu lugar no ranking, para que os próximos jogos sejam estabelecidos, da forma demonstrada a seguir: #1 x #8; #2 x #7; #3 x #6; e #4 x #5. Essas rodadas serão disputadas no formato “melhor de 07”, ou seja, os times jogarão sete jogos e quem ganhar os quatro primeiros avança para a próxima fase. E isso acontecerá nas duas conferências, West and East. Após a disputa desses jogos, teremos a coroação do campeão de cada conferência. E, para sabermos o campeão nacional, haverá uma disputa entre os campeões de cada conferência. 

Para exemplificar e facilitar o entendimento, aqui está a tabela do playoff do ano passado. Nesta imagem podemos ver, nas laterais, a classificação dos times pelos números. Comparando com o futebol, teríamos aqui a mesma “versão” de um torneio de futebol com etapas eliminatórias. Oitavas, quartas, semifinais (final da conferência) e final do torneio. O campeão da NBA em 2021 foi o Milwaukee Bucks. 

Agora que você tem uma ideia de como acontece o torneio, trago-lhes uma novidade: o playoffs deste ano está diferente. Ah, não! Como assim? Você acabou de explicar tudinho, eu entendi e tá diferente? Sim! Sem surtar, vamos lá novamente! 

Em 2022 haverá uma nova disputa, que ocorrerá antes do playoffs, chamada “Play-In Tournament”, que acontecerá dos dias 12 a 15 de abril. Essa etapa ajudará os times que não ficaram entre os 08 primeiros do ranking a entrar e ter a chance de disputar o título. 

Os times que ficarem com a sétima e oitava maior porcentagem de vitórias terão mais duas oportunidades para ganhar um jogo e conquistar a vaga dentro dos playoffs. Já os times da nona e décima maior porcentagem de vitórias, se eles vencerem dois jogos consecutivos, também conquistarão uma vaga para o playoff. Os vencedores ficarão com a #7 e #8 posição na chave nas suas respectivas conferências. 

E qual a razão para toda essa mudança? Dar uma chance para os times que ficaram em entre 7º e 10º lugar na classificação da conferência para que eles ainda tenham a possibilidade de estar dentro do playoffs e disputar o título. A seguir vemos a mesma tabela anterior, porém, com a adição dos jogos do play-in tournament.